residência pedagógica

Alunos da rede pública municipal visitam Unifesspa

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 17h10
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h21

Visita

Ontem (10), a Unifesspa recebeu cerca de 80 alunos para conhecer o campus, os adolescentes do 9° ano, tiveram a oportunidade de visitar a universidade através do programa de residência pedagógica em língua portuguesa e literatura, coordenado pelo Prof Dr Abílio Pacheco, Prof preceptora Daniella Froz e os  discentes Gabriella Carvalho, Brisah Martins, Alana Silva, Vitória Gomes e Dhemilly Vanzeler.

O programa de residência pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica nos cursos de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação.

O programa atua em escolas, cada núcleo é composto por 5 residentes e uma professora preceptora. O programa é destinado aos alunos/as de graduação para que tenham essa experiência de conhecimento e relacionem a teoria à prática.

Os discentes que fazem parte do programa trouxeram os alunos para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) com o intuito de apresentar alguns institutos. A aluna Gabriella Carvalho, bolsista da CAPES, acrescenta que "a ideia é que os adolescentes conheçam a universidade, e reconheçam a importância dela, a Unifesspa está de portas abertas para recebê-los".

A Unifesspa esteve responsável, através dos ônibus, para o translado dos alunos da Escola Jonathas Pontes até o Campus 3. A parceria proporciona aos residentes que acompanhem de perto a relação do professor com os alunos. A discente Alana Silva relata que "A nossa visita serve para que os alunos vejam que futuramente podem estar ocupando esse espaço, já como estão saindo do ensino fundamental e indo para o ensino médio, é importante apresentar o Campus para que saibam que existe essa possibilidade".