Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Feira das Profissões ganha amplitude nos Campi fora de Sede

  • Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h46
  • Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h47
  • Acessos: 198

WhatsApp Image 2023 11 17 at 09.27.50A Feira das Profissões, uma parceria entre a Unifesspa, UEPA e IFPA, anualmente, realizada em Marabá, vem, cada vez mais, ganhando edições nos campi fora de sede. No último mês, ocorreu a I Feira das Profissões de Tucumã e, no início de novembro, a II Feira das Profissões de Rondon do Pará. Ao todo, cerca de dois mil estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ensino compareceram para conhecer as diferentes opções de cursos de curso superior, bacharelado, licenciaturas e técnicos.

No caso de Tucumã, o evento foi realizado na Estação do Conhecimento da Vale, no dia 28 de outubro. Alunos e alunas dos cursos Medicina Veterinária e de Zootecnia do Programa Forma Pará/Unifesspa participaram representando a universidade e recepcionando aproximadamente, 1500 crianças e jovens em idade escolar. Os professores Daiane de Oliveira Grieser e Pedro de Souza Quevedo, fizeram uma exposição e apresentaram as particularidades dos cursos. As atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Avicultura (AviA) e pelo Centro de Estudos e Diagnóstico Veterinário (CEDIVet), também foram tema de apresentação. O evento contou com o apoio dos coordenadores dos Polos de Medicina Veterinária do município de Tucumã e de Zootecnia de Ourilândia do Norte. Na opinião do professor Pedro, a experiência foi muito positiva. É um modo de prospectar novos alunos e fortalecer os vínculos com a região. “Percebemos que eles têm interesse em se tornarem médicos veterinários ou zootecnistas para trabalharem aqui na região”, comemorou

Em Rondon do Pará, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o evento aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro. Cerca de 90 pessoas se envolveram nas atividades, contribuindo para que os alunos e alunas do 2° e 3° ano do ensino médio pudessem compreender um pouco mais da vida na universidade e das carreiras de Administrador, Contador e de Jornalista. Cerca de 750 visitantes da Escola Estadual  Dr. Dionísio Bentes de Carvalho, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rondon do Pará (Apae) e da escola Modelo Teorema, foram recepcionados  pelo  diretor do ICSA, Jax Nildo, e dos diretores das faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo, para um momento de boas-vindas e abordagem dos cursos ofertados e suas áreas de atuação. Para o professor Jax, é de grande relevância apresentar as instalações da universidade. “Os visitantes têm muito espaço para conhecer. É importante demonstrar a toda a sociedade a capacidade instalada da universidade para desenvolver serviços, ciência e, principalmente, formar profissionais competentes”, avaliou. 

WhatsApp Image 2023 11 17 at 09.27.40

Em um segundo momento, orientados pelos monitores, os visitantes conheceram as dependências da Unifesspa e as atividades de extensão desenvolvidas, como: Empresa Araras Jr., Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Agência Paiá, laboratórios de Rádio, TV, Fotografia e Jornalismo Digital, biblioteca e o laboratório de informática. Todas as áreas supracitadas estiveram disponíveis para visitação e contavam com apresentações dos próprios alunos de graduação de cada curso. 

Nayane Soares, aluna do 2º ano, conta que achou muito interessante conhecer um ambiente que ela frequentará no futuro. “Estou achando interessante a parte do Jornalismo e da Contabilidade, estão explicando muito bem e estamos conseguindo entender”, conta. Eduarda Silva, aluna do 3º ano, analisa a Feira das Profissões como um espaço de visibilidade da universidade para alunos. “Abriu um leque de oportunidades para os alunos conhecerem e se aprimorarem, consequentemente, no futuro, no ano que vem, virem pra cá ser aluno”, enfatiza.

A programação contou ainda com à realização do teste vocacional, aplicado no Laboratório de Informática. Eduardo Silva, aluno do 3º ano, realizou o teste vocacional e ressaltou o resultado. “Eu não queria fazer Jornalismo, mas, agora que fiz o teste, eu percebi que eu tenho capacidade para fazer Jornalismo. Gostei do telejornalismo e um pouco de rádio”, comenta. A coordenadora Janete Sérvalo explica que os alunos e alunas ganham muito com ações como essa. “Essa ação vem incentivar os nossos educandos a terem uma perspectiva maior em relação à universidade. Essa Feira vem esclarecer qual curso podem escolher, um momento que eles podem tirar dúvidas, vendo quais suas afinidades. Então, excelente, só temos que agradecer a parceira da Universidade com a escola”, conclui.

Vinícius Alcântara, organizador do evento e técnico em assuntos educacionais do Instituto, fala do sentimento de dever cumprido, após o encerramento da Feira. “Poder contar com uma equipe de excelência entre monitores, professores e técnicos, me passa uma sensação de otimismo e de querer continuar coordenando o evento em 2024. Os desafios existiram, mas foram superados, assim como fizemos em 2022. A tendência é sempre melhorar para oferecer um evento de qualidade que promova essencialmente conhecimentos científicos e culturais tanto aos visitantes quanto para os alunos da graduação, os professores e os técnicos”, disse.

Fim do conteúdo da página