Unifesspa recebe Conferencia Regional sobre agricultura familiar

• Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h52
  • Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 10h56

Na última terça-feira (15), a Unifesspa sediou a 1ª Conferência Regional de Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais que promoveu diálogo entre Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), recentemente criada, representantes dos movimentos sociais e representantes da sociedade civil. O intuito da conferência foi promover o diálogo para identificar as potencialidades, os desafios, demandas e ouvir proposta de ações, projetos, programas e políticas públicas visando colaborar com os agricultores familiares e comunidades tradicionais, assim com o desenvolvimento rural sustentável, a serem previstas no Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais.

WhatsApp Image 2023 11 16 at 14.21.10

O evento reuniu cerca de 300 participantes entre agricultores, presidentes de associações e movimentos, estudantes e organizações do segmento, e já aconteceu em Belém, Abaetetuba e Marabá, estão previstas em Redenção, Altamira e Santarém. Compareceram representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI), da Federação Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Giselda Coelho, representante do MST, presente no evento revelou como é importante entender a agricultura e sua complexidade. “Não tem como pensar um plano estadual sem os sujeitos que compõem, que são os agricultores familiares, os movimentos, associações e cooperativas que fazem parte desses territórios”, comenta. Cristiano Martins, Secretário Adjunto da SEAF, falou da importância de realizar encontro com a população que vive da terra. “É um espaço que representa a diversidade de conhecimento, de capacidades e de realidades, nós reunimos estudantes, produtores rurais, agricultores familiares, comunidades tradicionais, e especialmente a academia”, acrescenta.

Os alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Estudos e Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) estiveram nos bastidores e nos grupos de trabalho dando o suporte necessário para a conferencia. Daniel Nogueira Silva, diretor do IEDAR, reforçou a importância da participação dos discentes, em especial dos cursos de agronomia e economia, já que sendo formados para pensar a questão agrária. “Neste caso, a universidade não é o setor e a instituição mais importante, são os trabalhadores e suas organizações. Mas eu não tenho dúvida, que a universidade cumpre um papel importante, tanto na formação de agrônomos e médicos veterinários da região”, relata.

A previsão é de que, no dia 12 de dezembro, seja realizada a Conferência Estadual, integrando as seis conferências regionais, apresentando as contribuições para o Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais.