O encontro “PIBID e PRP na Formação Docente” chega aos campi fora de sede

• Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 15h26
  • Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 15h26

WhatsApp Image 2023 11 22 at 15.24.19 1Nos dias 13, 14 e 16 de novembro, foram realizados nos campi de São Félix do Xingu, Xinguara e Santana do Araguaia, o encontro “PIBID e PRP na Formação Docente”. Os encontros tiveram o intuito de apresentar aos estudantes das escolas públicas municipais e estaduais e ao público externo, os métodos pedagógicos que estão sendo desenvolvidos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), uma importante e estratégica ação proposta pelos coordenadores institucionais, os professores Geovanni Cabral e Carlos Augusto Costa. A ideia de descentralizar o Encontro levou em consideração as difíceis condições de deslocamento das equipes dos campi fora de sede para a sede, em razão das longas distancias que separam as unidades.

Nessa edição do PIBID e PRP (2022-2024), estão envolvidos os cursos de licenciatura em História, Química, Pedagogia, Geografia, Língua Portuguesa, Educação do Campo, Artes, Física, Matemática e Biologia. O PIBID conta com 144 discentes bolsistas e o PRP com 135 bolsistas residentes e atuam em aproximadamente 70 escolas públicas, entre estaduais e municipais. Os docentes da Unifesspa e professores da educação básica também são contemplados com bolsas para atuação nos respectivos programas, as bolsas são fomentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES).

O primeiro encontro foi realizado no auditório do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), no dia 13, em São Félix do Xingu. Lá as ações desenvolvidas pelo PIBID e em conjunto ao Subprojeto Interdisciplinar e envolve os cursos de Letras-Língua Portuguesa e Ciências Biológicas, coordenados pelos professores Benedito de Sales Santos e Waldemar Borges de Oliveira Júnior. Geovanni comemorou a empolgação dos estudantes que assistiram as apresentações. “Um dos pontos altos do encontro se deu quando os estudantes das escolas tomaram a palavra e relataram as experiências edificantes no contexto das atividades desenvolvidas em sala de aula”, acrescenta.

No dia seguinte (14), o encontro foi sediado no Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), em Xinguara. Para a realização das atividades do PRP, foram escolhidas as escolas, EEEM Dom Luiz de Moura Palha e EMEF Henrique Francisco Ramos. O professor Daniel Brasil Justi, coordenador do Subprojeto Interdisciplinar História e Geografia, conta que os residentes enfatizaram diversos problemas ambientais por meio de leituras dramáticas e performances sobre lendas que organizam o modo de vida da população do município de Xinguara e do entorno dele. “A experiência foi incrível, principalmente em razão da efetiva participação dos estudantes da educação básica, que interagiram com a lenda de Kassimiro, o jacaré protetor do rio Araguaia”, comenta.

Em Santana do Araguaia, o encontro aconteceu na EMEF Wagner Pereira da Silva, no dia 16, com apresentações de atividades do Subprojeto Matemática, coordenado pela professora Cristianne Evangelista (PIBID) e Dilson Evangelista (PRP). O encontro promoveu atividades lúdicas envolvendo jogos matemáticos cujo o objetivo é desmitificar a dificuldade em aprender matemática. Em sua maioria, os alunos reforçaram a importância de momentos como esse como a formação. A série de encontros “PIBID e PRP na Formação Docente” concluiu a etapa fora de sede na última quinta (17), e a segunda etapa acontece hoje (22), no ICH, na Unidade I em Marabá.

A proposta dos coordenadores é criar uma conexão entre a universidade e a escola pública, entre a teoria e a prática. Os discentes bolsistas de graduação desenvolvem uma série de atividades e trocas de experiências no ambiente escolar. “É importante ressaltar que esses programas têm como meta principal a Formação Docente. O Pibid contempla os primeiros dois anos dos cursos de licenciatura e o Residência Pedagógica contempla os dois últimos anos.”, acrescenta o professor Carlos Augusto Costa.

Com informações de Geovanni Cabral e Carlos Augusto Costa, coordenadores Institucionais do PRP e PIBID.