Coletivo Quilombola e Nuade realizaram atividade em escola pública de Marabá

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h31
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h31

AuditorioNo mês da Consciência Negra, o Coletivo Quilombola com apoio do Nuade estiveram presente na Escola Estadual de Ensino Médio Plínio Pinheiro no município de Marabá, à pedido da Professora Simone de Sousa Oliveira, para um diálogo com cerca de 150 estudantes.

A atividade teve como objetivo contribuir com a reflexão sobre a valorização da história e contribuição dos povos africanos/as e afro-brasileiros/as no desenvolvimento da identidade e da cultura brasileira.

A programação envolveu a apresentação do Coletivo Quilombola da Unifesspa, debate sobre os desafios e perspectivas de estudantes quilombolas na Universidade, valorização da beleza e estética negra como ato político e tradições quilombolas.

O final da atividade contou com a exibição do documentário “Samba do Cacete – Alvorada Quilombola” (direção dos paraenses André dos Santos e Artur Arias Dutra) e com apresentação de dança por parte das estudantes do Coletivo Quilombola.

*Com informações do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade)