Tv Tapiri realiza I Mostra de Cine Marabá de Cinema Indígena

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h21
  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 23h07

O projeto de extensão ‘Tv Tapiri’ realizou dia 27 de novembro a I Mostra de Cine Marabá de Cinema Indígena. O evento marcou a retomada das ações do projeto e o lançamento do primeiro episódio da série ‘Narrativas Amazônicas II’.

ce752aa3-64bc-47fc-9fae-7397704a8391.jpg

Durante a mostra também foi realizada uma mesa redonda intitulada ‘Os desafios da Produção Audiovisual indígena no Sul e Sudeste do Pará’ com a presença do professor e diretor da Tv Tapiri, João Pereira, do coordenador do Núcleo de Produção Digital, professor Geovane Cabral, da coordenadora de comunicação da PROEX, Bárbara Ranke e dos assessores indígena, Regilane Guajajara e David Kakoktyire.

37f62f02-fa5d-4b6e-8bb9-8682969a1f1f.jpg

Bárbara Ranke, coordenadora de comunicação e articulação social da PROEX, comenta sobre os objetivos da realização do evento. “A Mostra teve como principal objetivo fazer essa marcação de relançamento da TV Tapiri e também o lançamento de documentários. A ideia é que essa mostra seja levada agora nos próximos momentos para eventos em que a gente consiga atrair as pessoas”, disse.

A produção audiovisual e a live do encontro podem ser assistidas através do canal no YouTube do projeto, disponível aqui.

Conheça o projeto

A TV Tapiri é um canal veiculado pelo YouTube para toda comunidade acadêmica e os demais setores da sociedade. O projeto visa atender aos anseios de democratização de conhecimentos acadêmicos, saberes e fazeres da vida cotidiana e tem compromisso com a comunidade acadêmica e com público, envolvendo professores e técnicos de todas as unidades da Unifesspa. A necessidade de um canal de comunicação direta com a comunidade acadêmica da Unifesspa e sua região de atuação torna-se fundamental.

A TV Tapiri vem justamente contemplar essa necessidade estratégica para avançar com a produção e difusão de conteúdos produzidos e coproduzidos por suas unidades acadêmicas e administrativas.
O nome TV Tapiri é inspirado na importância dessa arquitetura na cultura indígena, além de que, na Unifesspa, particularmente em Marabá, os espaços conhecidos e construídos como um Tapiri são historicamente espaços de convívio de toda a comunidade acadêmica.

O professor João Leno Pereira, diretor do projeto, comenta sobre os trabalhos que estão sendo realizados. “A ideia da TV Tapiri é fazer um trabalho em consonância com o núcleo de Produção Digital e o projeto Narrativas Amazônicas II. Nós estamos trabalhando na formação de pessoal, dando oficinas de audiovisual, fotografia, edição de imagens, em especial e a princípio para os alunos indígenas, posteriormente para os alunos quilombolas. A ideia é ir ampliando esse leque de pessoas gravando essas narrativas desses grupos a priori, exibindo na TV Tapiri, promovendo mostras de cinema, cine clube e debates, levando esse tipo de atividade para escolas e para comunidades”, afirma.

Por: Antônio Luiz Ferreira