Instituto de Engenharia do Araguaia ganha Centro de Convivência

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h48
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h49

centro de convivencia de santanaPara fechar o ano com chave de ouro, a Área de Convivência do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), em Santana do Araguaia, foi entregue à Comunidade Acadêmica na última sexta-feira (1) numa cerimônia marcada por momentos emocionantes.

Visando colaborar com a saúde das pessoas que frequentam o campus, o IEA contará com espaço para que alunos, alunas, servidores e servidoras saiam por alguns minutos das suas rotinas diárias. Com uma área total de aproximadamente 270 m², o espaço abrigará lanchonete, xerox, Centro Acadêmico, espaço de apoio à segurança e banheiros com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD). A obra contou com um orçamento de pouco mais de R$ 1,3 milhão e foi construída com recursos próprios e de Emenda Parlamentar do Senador Zequinha Marinho e do Deputado Federal Paulo Bengston.

Com uma plateia lotada de docentes, servidores e servidoras, a cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Costa; senador Zequinha Marinho; vereadora Fernanda Sardá; diretor-geral do IEA, Carlos Maviael; o vice-diretor Tarciso Binoti; secretário de Infraestrutura da Unifesspa, Leandro de Oliveira; e demais autoridades. Logo após a cerimônia, a placa foi descerrada, sob o aplauso dos presentes.

O diretor do IEA, professor Maviael, dividiu com os presentes a alegria pela conquista do espaço que, segundo ele, fazia parte de um sonho e atenderá à comunidade como um todo, seja para um cafezinho, seja para tirar uma xérox ou para cultivar as amizades. Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, André Daltro, o novo espaço é uma oportunidade não só de atender alunos e alunas, mas, de expandir as fronteiras da Unifesspa. Já a professora Renata Duraes, docente do curso de Arquitetura, ressaltou que a ampliação do campus é um enorme ganho para toda a comunidade.

Na opinião dos discentes, o espaço é uma conquista importante porque é necessário um lugar que não seja a sala de aula. Joanne Leal, aluna do último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, vê esta iniciativa como um movimento do campus. Késsia Oliveira, do curso de Licenciatura em Matemática, agradeceu à Direção do IEA e ao Reitor pela construção do novo espaço.

Para o reitor, o Centro de Convivência garantirá não só um espaço de lazer e descanso como também o exercício da cidadania porque lá está projetada uma sala para receber o Centro Acadêmico.  “O espaço é de vocês, usufruam da melhor maneira”, comemorou.