Projeto “Ver-o-Solo”: Estudantes do ensino básico visitam exposição e apreendem sobre Ciências do Solo e Geociências

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 12h53
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 12h55

ver o soloNo último dia 8 de dezembro, o Projeto de Extensão “Ver-o-Solo”, coordenado pelo Prof. Dr Nascimento Passos de Oliveira, recepcionou estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Terezinha de Souza Ramos.

Na ocasião, as crianças puderam conhecer a exposição permanente de rochas do Museu de Espeleologia e Geologia do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), além de, por meio de jogos didáticos, terem contato com conceitos ligados à Ciências do Solo e às Geociências.

A ação foi possibilitada por meio da curricularização das atividades de extensão previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil (da Faculdade de Engenharia Civil – FAEC), neste caso em particular, pela disciplina de Geologia ministrada pelo prof. Nascimento. Organizaram e deram suporte a ação os discentes da turma 2023 e 2020 do curso, matriculados neste semestre na componente curricular.

O Projeto de Extensão Ver-o-Solo foi implementado em 2018 pela Professora Mestra Rafaela Silveira, contando na equipe com os Professores Nascimento Passos de Oliveira, Alan Borges e Andrea Barata. Desde 2022, o Professor Nascimento está na coordenação geral do projeto.

O Projeto está registrado no Mapa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nas ações do Dia Mundial do Solo (5 de dezembro). Já foram realizadas ações no Campus Marabá e no Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (PEPETI), localizado na cidade de Canaã dos Carajás, estando aberto para realizar ações conjuntas em outros campi da universidade.

*Com informações do Projeto “Ver-o-Solo"