Exposição marca a abertura da III Mostra de Materiais Didáticos e de Práticas para o Ensino de Ciências Naturais da Unifesspa

• Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 16h01
  • Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 16h33

IMG 8386

O Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Unifesspa promove, de 11 a 15 de dezembro, a III Mostra de Materiais Didáticos e de Práticas para o Ensino de Ciências Naturais da Unifesspa. A primeira atividade “Mundo Micro: Microbiologia nas Escolas”, conduzida pela Faculdade de Química (FAQUIM), marcou a abertura do evento nesta segunda-feira (11).

Durante a semana, acontece a exposição “Mundo dos Invertebrados da Amazônia em Papelão Reciclado”, realizada pelos alunos do segundo período do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Em paralelo, será apresentado materiais didáticos de baixo custo para o ensino de ciências exatas, que pretende apresentar aos professores da rede pública e privada possibilidades para tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas à realidade regional, além de trazer os discentes para o centro do processo de ensino-aprendizagem.

Na quarta-feira (13) será realizada a oficina teórico-prática sobre como representar a fauna em papelão reciclado, ministrada pelo Prof. Claudio Emídio Silva. São 15 vagas para o período da manhã e 15 para o período da tarde, direcionada aos professores da educação básica do Ensino Fundamental II. Os docentes terão a oportunidade de participar do processo de confecção dos insetos em papelão reciclável, para que possam reproduzir em sala de aula.

O Prof. Emídio conta que a proposta é trazer os professores da rede de ensino para terem esse momento de troca com os discentes e apresentarem possíveis metodologias a serem aplicadas na sala de aula. “Utilizar apenas textos e imagens não é mais interessante. Colocar os alunos no centro do processo de criação dá muito mais sentido para eles. Eu tive essa experiência com meus alunos, coloquei eles no processo de construção dos insetos e passaram também a observar os insetos reais, passaram a ver com outros olhos”, acrescenta.

“Foi uma experiência muito proveitosa para o nosso aprendizado como aluno, será muito bem-vindo quando estivermos dando aula. Quando colocamos nossos alunos para fazerem na prática o aprendizado é mais proveitoso”, comenta Carlos, aluno do curso de Licenciatura em Ciência Naturais, que participou da exposição.

Para uma melhor experiência, as peças expostas podem ser tocadas, assim todos podem perceber os detalhes das estruturas dos pequenos invertebrados. Ao lado de cada estrutura está disponibilizado o QR Code com as informações acerca de cada animal.