Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ideflor-Bio e Unifesspa promovem oficina de manejo de açaizais de grota em Nova Ipixuna

  • Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h40
  • Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h43
  • Acessos: 280

up ag 49880 70e73d5c d56d 21fe a653 dc12a98cf220O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizaram, durante cinco dias, uma oficina de manejo de açaizais de grota no município de Nova Ipixuna. A ideia foi difundir a tecnologia desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental, a fim de aumentar a produção do fruto em áreas de grota, garantindo a segurança alimentar e nutricional para a agricultura familiar.

A programação contou com a presença de representantes do poder público municipal, da Cooperativa Correntão e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), além de professores, técnicos e estudantes do curso de agronomia. No evento, foram apresentadas técnicas de manejo adequado dos açaizais de grota, visando a maximização da produção de frutos e a preservação do meio ambiente.

O manejo de açaizais de grota é uma prática que consiste no plantio e cuidado com as palmeiras de açaí em áreas de baixada, conhecidas como grotas. Esses territórios são naturalmente úmidos e propícios para o desenvolvimento do açaí, garantindo uma produção mais abundante e de melhor qualidade.

up ag 49880 970617e0 13b6 8fb0 d614 81adfc337c70Neste sentido, a tecnologia desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental tem como base o plantio de mudas selecionadas e a adoção de técnicas de adubação e irrigação adequadas. Além disso, o manejo correto dos açaizais, como a poda e a limpeza das plantas, também é fundamental para assegurar uma produção de frutos saudáveis e em maior quantidade.

Aprendizagem - No decorrer da oficina, os participantes puderam conhecer de perto as técnicas de manejo e realizar atividades práticas no campo, na propriedade do agricultor familiar Antônio Rios, localizada no assentamento Praia Alta, área rural de Nova Ipixuna.

Já no encerramento da programação, foi realizada a produção de conservas de palmito de açaí, destacando ainda mais a importância do aproveitamento dessa rica palmeira na dieta dos produtores rurais. As conservas foram destinadas ao consumo familiar, proporcionando uma alternativa nutritiva e saborosa para as refeições dos agricultores.

De acordo com o professor adjunto do curso de agronomia da Unifesspa, Fábio Reis Araújo, “ações de extensão como esta, oriundas da parceria governamental, que se traduzem em oficinas de manejo sustentável de açaizais são fundamentais, pois contribuem na melhoria das tecnologias produtivas em estabelecimentos agrícolas familiares, em assentamentos de reforma agrária na Região de Carajás, além de fortalecer a bioeconomia e a soberania alimentar nestes territórios”, afirmou o especialista.

up ag 49880 77fbd936 2ab4 c1e7 8f9d 9b5d46744594Oportunidades - Segundo o gerente do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, Márcio Holanda, com o sucesso da primeira oficina, a expectativa é que atividades semelhantes sejam realizadas em outros municípios da região, promovendo ainda mais o desenvolvimento sustentável desta porção do estado e incentivando a adoção de práticas de manejo adequadas para a produção de frutos do açaí.

“A parceria entre as instituições e a difusão da tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, possibilitam o fortalecimento da agricultura familiar, a geração de renda e a promoção da segurança alimentar e nutricional para a comunidade local. Portanto, a iniciativa do Ideflor-Bio e da Unifesspa em promover essa oficina de manejo de açaizais de grota é de extrema importância para a região sudeste paraense, que tem visualizado como o cultivo de açaí pode ser um mecanismo de verticalização da economia local”, enfatizou o engenheiro agrônomo do Ideflor-Bio, Emmanuell Carrolo.

 

*Com informações de Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)

Fim do conteúdo da página