Unifesspa recebe selo de reconhecimento por contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está entre as 39 Instituições de ensino certificadas com o selo ODS Educação 2023. A iniciativa reconhece projetos de impactos sociais na área de educação que contribuem efetivamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O reconhecimento foi concedido através da submissão da proposta de trabalho da estudante Jessica Moreira dos Santos, do curso de Zootecnia, sob orientação da profa. Letícia Paludo Vargas. Intitulado “UNIFESSPA 2030: Uma discussão sobre o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Universidade”, o projeto objetiva analisar a relação e contribuição dos projetos realizados pelo Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) com relação aos ODS elaborados pela ONU, somados aos 3 objetivos criados como adaptação à realidade brasileira pela UnB em conjunto com a Unesp.
Atualmente, está em andamento uma nova pesquisa em que serão analisados os projetos relacionados aos ODS nos demais institutos da Unifesspa.
Sobre os ODS - O seloODS de educação é um projeto do Programa Especial “UnB 2030:Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo”, ligado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, parceria com o Instituto Selo Social e o Grupo de Trabalho da Sociedade da Sociedade Civil para a Agenda 2030. O grupo de trabalho visa difundir e monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país.
A iniciativa é uma estratégia que busca estimular a participação das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, promovendo a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e diversos indicadores de desenvolvimento, nas ações de gestão-ensino-pesquisa-extensão.
*Por Mirella Carvalho, estagiária de jornalismo
Redes Sociais