Matemática

Pesquisadores lançam livro sobre a Integração da Arte Indígena no Ensino de Matemática

• Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 10h50
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 14h16

pagina 01 page 0001

No dia 27 de novembro de 2023, durante o V Congresso Araguaiense de Ciências Exatas, Tecnológicas e Sociais Aplicadas (V CONARA) foi realizado o lançamento do livro "Integrando a Arte Indígena ao Ensino de Matemática em Uma Perspectiva Interdisciplinar." A obra é fruto da dedicação das alunas do curso de Licenciatura em Matemática, que participaram da disciplina de Etnomatemática e Resolução de Problemas, sob a orientação da professora Dr. Renata Lourinho e do professor Helves Belmiro, doutorando em Educação pela Unisc e acompanhou o desenvolvimento do trabalho, o qual faz parte de sua pesquisa de campo da tese doutoral em andamento.

Além disso, esse livro contou com as contribuições dos diretores do Instituto de Engenharia do Araguaia-IEA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA: prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho e prof. Dr. Tarciso Binote Simas, que acompanharam a pesquisa de campo e mais ainda, esse material traz as contribuições dos professores(as) da faculdade de ciências exatas, do IEA\UNIFESSPA e do Programa de Pós- graduação em docência em educação matemática e ciências-PPGEDOC Instituto de educação matemática do e ciências-IEMCI da Universidade Federal do Pará-UFPA.

O livro já está disponível para acesso online através do link

Ao explorar essa obra, espera-se que educadores, pesquisadores e interessados no campo da Educação Matemática encontrem inspiração para integrar elementos culturais em suas práticas pedagógicas, promovendo uma educação mais inclusiva e enriquecedora.

IMG 3572Imagem1IMG 3420

IMG 3426IMG 3429IMG 3430