Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscrições para Sisu 2024 começam dia 22 de janeiro; Confira as vagas ofertadas pela Unifesspa

  • Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 09h48
  • Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 11h40
  • Acessos: 1249

fachada unifesspa destaqueO Ministério da Educação (MEC) abre, no próximo dia 22 de janeiro, as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo para ingresso no ensino superior. Para classificar os candidatos, o sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgadas nesta terça-feira, 16 de janeiro.  

A edição do Sisu deste ano terá um processo seletivo diferente, pelo qual os candidatos poderão ser selecionados para cursos cujas aulas se iniciarão no primeiro ou segundo semestre de 2024. Para concorrer a todas as vagas ofertadas no ano, os candidatos só precisarão se inscrever durante um único período: de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada única será divulgado ainda em janeiro, no dia 30. 

A partir dessa edição, serão adotadas alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Com isso, todos os candidatos inscritos na modalidade dessa Lei serão classificados conforme o seu desempenho no Enem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam selecionados nessa modalidade, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas atendidas pelo seu perfil socioeconômico, podendo haver seleção em uma dessas modalidades da Lei, conforme o art. 20 da Portaria Normativa n. 21/2012 (alterada pela Portaria n. 2027, de 16 de novembro de 2023). O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.     

Confira o cronograma: 

cronograma sisu 2024

Vagas na Unifesspa - Ao todo serão ofertadas 1360 vagas, distribuídas da seguinte forma: Campus de Marabá (900), Campus de Rondon do Pará (120), Campus de São Félix do Xingu (90), Campus de Santana do Araguaia (100) e Campus de Xinguara (150).  Confira os cursos ofertados em cada campi: 

- Marabá: Psicologia (Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Ciências Naturais (Licenciatura), Química (Licenciatura), Ciências Sociais (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Direito (Bacharelado), Ciências Econômicas (Bacharelado), Agronomia (Bacharelado), Ciências Biológicas (Bacharelado), Saúde Coletiva (Bacharelado), Geologia (Bacharelado), Sistemas de Informação (Bacharelado), Engenharia de Materiais (Bacharelado), Engenharia de Minas e Meio Ambiente (Bacharelado), Engenharia da Computação (Bacharelado), Engenharia Elétrica (Bacharelado), Engenharia Química (Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Letras Português (Licenciatura), Letras Inglês (Licenciatura) e Artes Visuais (Licenciatura). 

- Rondon do Pará: Administração (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado) e Jornalismo (Bacharelado). 

- São Félix do Xingu: Letras Português (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura) e Engenharia Florestal (Bacharelado). 

- Santana do Araguaia: Matemática (Licenciatura), Engenharia Civil (Bacharelado) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado).

- Xinguara: História (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Zootecnia (Bacharelado) e Medicina Veterinária (Bacharelado). 

Mais informações - Os candidatos devem ficar atentos ao escolher o curso que irá concorrer a vaga; o turno no qual o curso será ofertado; o número de vagas de ampla concorrência e a reserva por meio de cotas; os pesos e as notas mínimas estabelecidos pelos respectivos cursos da Unifesspa para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno; e a documentação básica para a realização da habilitação dos candidatos selecionados, inclusive aquela necessária à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pelas Portarias Normativas. 

O edital prevê que os candidatos que cursaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantados os Campi da Unifesspa, será atribuída 20% (vinte por cento) de bônus sobre a nota do Enem 2023, na modalidade de Ampla Concorrência. 

Ainda de acordo com o edital, as vagas eventualmente não ocupadas ao fim da 1ª chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SISU 2024.1 e posterior consulta de manifestação de interesse. Para constar na lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar sua inscrição na lista de espera no portal do SISU e, posteriormente, manifestar seu interesse na vaga da Unifesspa através do endereço eletrônico Cadastro On-line 2024, que ainda será divulgado, durante o período especificado no cronograma de inscrição, seleção e cadastramento dos candidatos definido pelo SISU/MEC e Unifesspa, respectivamente. 

O edital completo com todas as informações sobre o ingresso na Unifesspa através do SISU, está disponível aqui

 

*Com informações do MEC

Fim do conteúdo da página