Marabaenses recebem capacitação em Informática e Novas Tecnologias por meio de projeto de extensão da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 16h26
  • Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 17h39

WhatsApp Image 2024 01 16 at 17.19.57 Na última sexta (12), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou a entrega de 170 certificados aos alunos concluintes dos cursos de informática básica e avançada oferecidas pelo Programa de Inclusão Digital (PID). O objetivo do programa de extensão é proporcionar conhecimentos em informática e novas tecnologias, oferecendo ensino básico e avançado para adolescentes, jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando assegurar uma aprendizagem de qualidade e promover a cidadania por meio da inclusão digital.

Foram ofertadas 229 vagas em 8 turmas sendo, 01 turma na Universidade Estadual do Para (UEPA), 02 turmas na Unidade I da Unifesspa, e 05 turmas na Unidade II. A etapa teve início em 04 de outubro de 2023, e os cursos tiveram 3 meses de duração finalizando em 30 de dezembro de 2023.

Cada turma teve 3 Instrutores responsáveis pela oferta dos cursos, totalizando 24 instrutores, que são alunos de graduação dos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, e Letras (Inglês) da Unifesspa. Foram entregues 112 certificados aos alunos concluintes do curso de informática básica, e 58 certificados aos alunos concluintes do curso de informática avançada, totalizando 170 alunos certificados.

O coordenador do programa, Prof. Rangel Filho Teixeira, conta que através do PID a Unifesspa tem realizado um trabalho de extrema importância com a inclusão digital da comunidade de Marabá e região. “As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) avançaram tanto que vivemos rodeados por computadores em todos os lugares e a falta de conhecimento sobre o correto manuseio deste equipamento impacta cada vez mais na exclusão digital e social”, conclui.

Os professores e instrutores que auxiliaram os alunos durante o curso estiveram presentes e compuseram a mesa, José Elisandro, Diretor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), Prof. Adam Santos Diretor da Faculdade de Sistemas de Informação (FACSI), Prof. Rangel Filho Teixeira, os instrutores de informática Steffany Mendes Colins e Alexsander Filipi Alcântara Barros Carvalho. WhatsApp Image 2024 01 16 at 17.19.27