Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Profissionais do Hospital Regional de Marabá participam de palestra sobre saúde mental ofertada em parceira pela Unifesspa

  • Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 16h36
  • Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 15h27
  • Acessos: 188

prof cesarinO Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou na terça-feira (23), palestras sobre saúde mental para os colaboradores da instituição. A iniciativa, que teve continuidade nesta quarta-feira (24), conta com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e visa fortalecer o bem-estar psicológico dos profissionais de saúde, que enfrentam diariamente desafios em sua missão de salvar vidas. 

Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, ressaltou a importância de zelar pela saúde mental dos colaboradores. "Nossa equipe é o nosso maior ativo, garantir seu bem-estar é fundamental para a prestação de serviço de qualidade aos pacientes. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho saudável a todos", destacou.  

A ação, promovida pelo setor de Humanização e Gestão de Pessoas da unidade do Governo do Pará, reflete um compromisso valioso com o bem-estar dos profissionais de saúde, reconhecendo a necessidade de abordar questões sensíveis, como depressão, ansiedade e fatores estressores comuns enfrentados por esses profissionais. 

Arthur Zanelli, coordenador de Gestão de Pessoas do hospital, ressaltou os esforços da instituição em criar um ambiente que valorize a saúde mental dos profissionais. "Ações como essa são essenciais para proporcionar suporte emocional e ferramentas que ajudem nossos colaboradores a enfrentar os desafios diários. Reconhecemos a importância de cuidar da mente daqueles que cuidam de tantas vidas”, explicou. 

Conscientização - As atividades de sensibilização realizadas no Regional de Marabá fazem parte da programação do "Janeiro Branco", mês dedicado aos cuidados com a saúde mental. Ao longo do mês, psicólogos da unidade e parceiros conduziram atividades terapêuticas, proporcionando um espaço de cuidado e reflexão para usuários e colaboradores. 

Um dos palestrantes da ação, o Dr. Roberson Geovani Casarin, professor da Unifesspa, compartilhou suas experiências e perspectivas sobre a importância dos cuidados com mente. "A saúde mental é um componente essencial da saúde integral do ser humano. Ela afeta a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos, e é importante para o nosso bem-estar físico, emocional e social", enfatizou.  

O profissional ainda ressaltou que quando estamos com a saúde mental em dia, somos capazes de lidar com os desafios da vida de forma mais eficaz, com mais energia e motivação. "A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Afinal, não adianta estarmos com o corpo saudável, se a nossa mente não estiver bem", explicou.   

A enfermeira Odaires Holanda, que participou das palestras do Regional do Sudeste, destacou a importância da iniciativa na promoção da saúde mental. "Essa é uma questão fundamental para a nossa qualidade de vida, e é importante compreendermos nossos limites e buscarmos ajuda profissional quando necessário", afirmou. 

"Acreditamos que a saúde mental é um pilar fundamental para a qualidade de vida, produtividade e a segurança do trabalho dos profissionais de saúde. Estamos comprometidos em promover ações de conscientização e cuidado aos nossos colaboradores durante o ano. Queremos criar um ambiente de trabalho saudável, humanizado e acolhedor, onde nossos colaboradores se sintam apoiados e motivados para exercer suas atividades", explicou Alan Ferreira, diretor assistencial do hospital. 

Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).    

A unidade hospitalar referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região, conta com 115 leitos, dos quais 77 são para unidades de internação clínica e médica, e 38 para Unidades de Terapia Intensiva (UTI), UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.    

 

Créditos: Agência Pará 

Fim do conteúdo da página