Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Naia participa da posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marabá

  • Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 11h00
  • Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 11h00
  • Acessos: 116

posse cmdpdNo último dia 24 de janeiro, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Unifesspa participou da Cerimônia de Posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Marabá (CMDPD). Além de fazer parte do quadro de conselheiros, o Naia teve participação na Comissão Eleitoral, responsável por presidir a Cerimônia da posse. Durante o evento, além da posse dos conselheiros, ocorreu a eleição para presidente e vice-presidente do conselho para o Biênio 2024/2025.

Criado em 2012 e localizado na Casa dos Conselhos, em Marabá, o CMDPD desempenha um papel fundamental ao assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas com deficiência. Sua missão também inclui promover a integração social efetiva para garantir a acessibilidade e inclusão. Composto de forma paritária, o conselho é formado por 16 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes: oito conselheiros representantes da sociedade civil organizada e oito do poder público.

Segundo Samuel de Almeida Mendes, assistente social do Naia e conselheiro do CMDPD, os Conselhos são espaços de participação democrática que permitem ações em diversas frentes. "Além de acompanhar, monitorar, fiscalizar e avaliar políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, exercem o importante papel de conscientizar a população sobre a importância do cumprimento dos direitos do público que representa. Neste sentido, o CMDPD constitui-se em um importante elo na promoção do diálogo entre gestores das diferentes esferas do poder público, a sociedade, as demais instâncias de controle social e as pessoas com deficiência”, disse.

Fim do conteúdo da página