Discentes de Engenharia da Unifesspa fundam núcleo da ONG Engenheiros Sem Fronteiras em Marabá

• Publicado: Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 08h11
  • Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 16h44

6d60f5a5-c9b2-443f-ba3f-59037752ae8b.jpg

Os discentes dos cursos de Engenharias da Unifesspa, sob a orientação do professor Pedro Christian Ayala, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC), realizaram no segundo semestre de 2023 um cronograma de atividades da equipe de fundação da rede Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil. Dentre elas, a promoção de uma ação social e um projeto de engenharia. E através de uma reunião virtual extraordinária no último dia 25 de janeiro foram aprovados como Núcleo Júnior Oficial da ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Brasil, fundando o terceiro núcleo oficial no estado do Pará.

No cronograma de atividades realizado pela equipe foi estabelecido a fundação de núcleos; dentre elas, a promoção de uma ação social e um projeto de engenharia. Na sequência, o grupo decidiu apoiar uma instituição religiosa que atende pessoas em situação de rua, onde foram arrecadadas roupas, agasalhos e alguns produtos de higiene pessoal através de doações e encaminhamos à Instituição.

O projeto de engenharia deve seguir pelo menos um dos quatro eixos temáticos: Empreendedorismo, Sustentabilidade, Infraestrutura e Educacional. O grupo optou por seguir o eixo educacional, onde observaram que o ensino público poderia ser uma porta de entrada para auxiliar. Na instituição de ensino escolhida, foram confeccionadas apostilas e a aplicação da metodologia de abordagem baseada em projetos (abp) e foram levadas temáticas de aviões de papel para contextualizar o ensino de física.

Após todo esse processo, no último dia 25, através de uma reunião ordinária, o núcleo foi aprovado a fundação do núcleo em Marabá, passando a ser a terceira cidade no estado do Pará a ter um núcleo oficial da ONG, juntando-se às cidades de Tucuruí e Belém.

O núcleo é composto pelo professor coordenador Pedro Ayala Castillo; Guilherme da Silva Araujo, do curso de Engenharia Mecânica, como Diretor Geral; Fernanda Rodrigues de Sousa, do curso de Engenharia Mecânica, como Vice-diretora Geral; Edson Nascimento Costa, do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, como Diretor de Comunicação; Deric Carvalho Silva, do curso de Engenharia de Computação, como Diretor de Gestão de Pessoas; Ruan Santos França, do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, como Diretor de Projetos e Lucas Silva Anchieta, do curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, como Assessor Financeiro.

Guilherme da Silva Araújo, diretor geral do núcleo, aponta a importância do projeto para a região. “Acredito que ser engenheiro sem fronteiras é acreditar num propósito maior. E esse propósito é transformar vidas através do voluntariado e da prática de engenharia. Ou seja, a gente como membro voluntário, acreditamos ser protagonistas dessa transformação. E a gente tem a missão de promover o desenvolvimento humano e sustentável da comunidade marabaense através da engenharia, dos conhecimentos que a gente tem aprendido durante a nossa trajetória acadêmica na Unifesspa”, afirma.

Sobre o Projeto - A ONG Engenheiros sem Fronteiras é um grupo internacional criado na França em 1982 por estudantes e profissionais da engenharia, cujo objetivo era combater a desigualdade social e lutar pelo desenvolvimento sustentável, através da realização de projetos de engenharia.

No Brasil, a organização existe desde 2010, tendo o primeiro núcleo oficial, fundado em Viçosa - MG, cuja associação está ligada a maior rede de voluntariado de engenharia - a rede Enginners Without Borders. Atualmente, existem núcleos em todas as regiões do país.

Por: Antônio Luiz Ferreira