Rondon do Pará: ICSA comemora aprovação do mestrado profissional em Administração Pública

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 14h57
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 14h57

Logo profiapO Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Unifesspa inicia o ano com uma excelente novidade: a aprovação do primeiro Programa de Pós-Graduação a ser desenvolvido no Instituto. Trata-se do mestrado profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). O programa é ofertado nacionalmente e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) associadas em rede nacional.

Recém selecionada para compor as Universidade associadas, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) irá sediar o curso no campus de Rondon do Pará. E qualquer pessoa com graduação em qualquer curso reconhecido pelo MEC até a data da matrícula está apto a participar do programa.

O curso, em formato semipresencial, é organizado em uma única área de concentração: Administração Pública e se desdobra em duas Linhas de Atuação: Políticas Públicas; Administração Pública e Organizações. A quantidade de vagas será determinada posteriormente, junto a coordenação nacional responsável pelo programa, visando assegurar uma distribuição equitativa de recursos e criar um ambiente propício ao aprendizado e à pesquisa.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Unifesspa, profa. Gilmara Lima, conta que o mestrado será mais um curso oferecido pela Unifesspa à população de influência da universidade, que vai oportunizar produzir conhecimento sobre gestão pública. “Além disso, vai nos fazer pensar em políticas públicas e formas de melhorar e agilizar serviços, processos e produtos no âmbito da administração pública, contribuindo para um ambiente mais produtivo e eficaz”, acrescenta.

Jax Nildo, diretor do ICSA, celebra a conquista. “Agora podemos investir ainda mais na formação de agentes públicos, municipais, estaduais e federais. Graças a essa ação coletiva, entre o ICSA, Reitoria e Propit, hoje podemos ter mais um programa de pós-graduação para atender a sociedade e setores públicos do sul e sudeste do Pará”.

Já Norberto Rocha, coordenador do programa, acrescenta que esta aprovação “foi um esforço coletivo de toda comunidade acadêmica. Todos estiveram empenhados para a aprovação, e hoje temos o mestrado que será ofertado no ICSA, em Rondon do Pará”.

Empolgado, o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, parabenizou os professores, técnicos e o diretor do ICSA, que estiveram envolvidos na construção da adesão à Expansão da Rede de Instituições Associadas ao PROFIAP, além da Propit, pela condução do projeto.