Unifesspa tem propostas aprovadas no edital do programa Parfor Equidade

• Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 08h31
  • Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 08h32

estudante indigena A Unifesspa teve duas propostas selecionadas no edital do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O resultado preliminar foi divulgado nesta terça-feira (20), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O objetivo do programa é formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias que têm educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos.

Pela Unifesspa, as propostas aprovadas são para oferta de 80 vagas no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena e 40 vagas para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. A aprovação das propostas, que contou com o apoio de Agências Indígenas e Camponesas, foi comemorada pela comunidade e reforça o compromisso da Unifesspa com os povos tradicionais e com uma educação contextualizada e antiracista.

O programa prevê pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência aos indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Para os demais, haverá processo seletivo feito pelas instituições de ensino superior, com destinação de cotas conforme legislação vigente e baseada em dados de cor/raça de cada estado.

Sobre - O Parfor Equidade é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). No total, foram selecionadas 117 propostas, com oferta de 6 mil vagas em todo o país. O investimento previsto é de R$ 371 milhões ao longo de cinco anos.

O programa também investirá na execução de projetos pedagógicos com forma diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos. O Parfor Equidade tem a função de aproximar a educação superior e básica, de modo a que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. Outro aspecto inovador é que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades poderão ser formadores em atividades e disciplinas específicas.