CONCEITO 5

Unifesspa comemora nota de excelência do Curso de Educação do Campo

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 10h08
  • Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 15h38

O curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comemora o resultado da avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), recebido nesta segunda-feira (26). De acordo com os critérios estabelecidos, o curso recebeu o conceito 5, que representa a pontuação máxima.

Segundo critérios do MEC, dentro da pontuação de 1 a 5, nota 5 significa que a instituição e seus cursos são de alto nível, servindo como referência para demais organizações de educação. A licenciatura na Unifesspa vem formando, desde 2009, filhos de agricultores, de lideranças da terra e indígenas para assumir as escolas do campo e das Aldeias, além de ajudar a construir a luta, não só a educação, mas também a saúde e qualquer outro direito que o povo do campo, das águas e das florestas tenham direito.

WhatsApp Image 2024 02 27 at 10.04.08 1“A nota 5 que recebemos representa a excelência e importância desse trabalho, mas precisa ser compartilhada com as mais de 200 comunidades de onde provém nossos educandos, com os diversos movimentos sociais e povos do campo, das águas e das florestas, sem os quais esse curso não existiria!”, comemora o diretor da Fecampo, João Pedro Antunes de Paulo. Para o educador, esta avaliação representa décadas de luta. “Que esse reconhecimento seja apenas mais um momento nesse processo de construção de uma universidade mais próxima de suas gentes! Parabéns aos professores, estudantes, técnicos administrativos, movimentos sociais e diversas comunidades que fizeram isso possível!”, finaliza.

O reitor da instituição, Francisco Ribeiro, também comemora o resultado da avaliação. “Os parabéns vão para todos e todas que compõem a Fecampo, em especial, o professor João Pedro e sua equipe, discentes, docentes e TAEs e todos os outros e outras que colaboraram para esta grande conquista, dando suporte ao curso. A reitoria continua comprometida em apoiar as iniciativas e construir caminhos para o crescimento dos cursos e da Faculdade”, destacou.

CONCEITO 5

Entre os critérios avaliados pelo Mec, estão os seguintes:

• Garantia de salas de aula para o “tempo universidade” - ficou assegurado às salas de aula do prédio multiuso, que passou por reforma para adequação das salas, atualmente tem salas de aula suficientes, sendo uma com capacidade para 60 estudantes para os períodos iniciais das turmas e sala de acolhimento para filhas e filhos dos estudantes.
  • Melhoria do espaço administrativo – os espaços foram remodelados, adquiridos mobiliários para sala de professores e atendimento administrativo.
  • Implementação dos laboratórios de ensino – Havia um processo parado na reitoria desde 2016, com parecer desfavorável, indicando que fosse feito uso do laboratório do Nuade. Foram adquiridos equipamentos e softwares específicos para os laboratórios de ensino.
  • Apoio ao modelo de pedagogia de alternância - Atualmente o regulamento de graduação tem proposições de modificações em debate, para adequação do calendário acadêmico ao modelo de alternância, possibilitando ajustes no sistema acadêmico.
  • Apoio ao modelo de pedagogia de alternância - Atualmente o regulamento de graduação tem proposições de modificações em debate, para inclusão do modelo de alternância, possibilitando ajustes no sistema acadêmico.