Obra literária sobre a destruição da Amazônia será lançada na Unifesspa

• Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 12h03
  • Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 19h32

d6bdc217-ce85-4d87-bf16-f7fb07f8e907.jpg

O livro “A Destruição da Amazônia pela besta fera do capital e outros cordéis”, do dirigente sindical e ambientalista Francisco Valter Pinheiro Gomes, será lançado nos dias 1º e 7 de março em Marabá e Santarém. A obra é resultado do projeto de extensão “Luta pela terra na Amazônia”, coordenado pelo professor Rogério Almeida, do curso de Gestão Pública, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em Marabá o lançamento será no dia 1º de março, a partir das 9h, no Hall Central do Prédio da Reitoria, Unidade III, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O livro teve a contribuição das extensionistas Glenda Flávia Guimarães Cunha, Luana Vitória de Sousa Brito, Bianca Emanuelle Bezerra da Silva e Yasmin de Souza Corrêa, e para a produção o projeto estabeleceu diálogo com o escritor, educadores da Faculdade de Educação do Campo da Unifesspa, em particular com o professor Haroldo de Souza, com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Marabá. Na jornada, os professores e pesquisadores Airton Pereira Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Fabíola Pinheiro, doutoranda da Universidade Federal de Rondônia (Unir), colaboraram em debates sobre as disputas territoriais no Sudeste paraense e sobre escrita científica.

O artista Rildo Brasil, de Marabá, assina a capa e outras ilustrações do livro, assim como Thulla Christina. A obra reúne quatro livretos de cordel produzidos pelo escritor desde os anos iniciais da década de 2000. No conjunto do livro, o autor registra as formas de resistência dos seus iguais, a exemplo do cordel que recupera a ação direta dos camponeses no início da década de 2000.

O livro tem 164 páginas e está disponível gratuitamente em formato PDF aqui.

Por: Antônio Luiz Ferreira