Programação em homenagem ao escritor Benedicto Monteiro contará com minicurso ministrado por docente da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 19h11
  • Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2024, 19h15

Em homenagem ao centenário do escritor e jornalista paraense Benedicto Monteiro, a Fundação Cultural do Pará (FCP) irá preparar uma programação para celebrar seu legado, na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém. Os eventos acontecerão nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em diversos horários.

fd2ff590-5f97-4276-98b4-ce01f9b3cda6.jpg

Um dos minicursos que serão realizados durante o evento será ministrado pelo professor Abilio Pachêco de Souza, do curso de Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O workshop “Literatura Paraense em Foco”, ocorrerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, com o objetivo de criar diálogos sobre pesquisas acadêmicas feitas na Amazônia e qualificar professores sobre temáticas comuns à produção literária do Pará, além de expandir o conteúdo pedagógico sobre Benedicto Monteiro.

No dia 1º de março, data em que Benedicto Monteiro completaria 100 anos, haverá uma homenagem ao escritor com uma performance do poeta Juraci Siqueira e uma apresentação musical da cantora Andrea Pinheiro, a partir das 18h. O evento contará com a presença de diversas personalidades, incluindo o professor Abílio Pacheco, a escritora e filha do homenageado Wanda Monteiro, e a professora doutora de literatura brasileira da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria de Fátima Nascimento. A programação também contará com um bate-papo sobre a trajetória do escritor.

Benedicto Monteiro foi um político ativo, perseguido durante a ditadura, também exerceu papel significativo na criação da Procuradoria Geral do Estado do Pará. Seu legado é reconhecido tanto pelo espaço cultural que leva seu nome quanto pela presença de seus livros na Biblioteca Pública Arthur Vianna, que oferece 21 exemplares disponíveis para consulta e empréstimo.

Workshop: “Literatura paraense em foco”

Data: 29 de fevereiro
Horário: das 9h às 12h e 14h às 18h

Workshop: “Literatura paraense em foco”

Data: 1° de março

Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Ministrante: Abílio Pacheco
Capacidade: 60 pessoas

Cerimônia de abertura do ano de centenário de Benedicto Monteiro

Data: 1º de março
Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Convidados: Wanda Monteiro, Abílio Pacheco, Maria de Fátima Nascimento, Juraci Siqueira e Andrea Pinheiro.

As inscrições podem ser realizadas através do link disponível aqui.