Calourada 2024: IEX divulga programação para a recepção dos calouros em São Félix do Xingu

• Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 10h10
  • Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 17h21

O Instituto de Estudos do Xingu (IEX) da Unifesspa divulgou a programação de calourada para a recepção dos calouros dos cursos de Letras Português, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal.

091f73e6-ad95-4565-bed7-59fcc585a70c.jpg

A programação tem como objetivos recepcionar os estudantes ingressantes e colaborar com a integração desses com a comunidade acadêmica por meio de atividades educativas e culturais; apresentar aspectos da estrutura e serviços da universidade, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias; refletir sobre o futuro da Unifesspa como universidade amazônica; além de compartilhar perspectivas e projeções sobre a relação da universidade com a sociedade.

Confira a programação:

Dia: 04/03

14h: Entrega dos kits calouros

14h30: Mesa de Boas-vindas aos Calouros: IEX presente! Fortalecendo vínculos e identidades com a Unifesspa em São Félix do Xingu.

Convidados(as):

Prof. Dr. Luiz Paulo de Sousa Correia - Diretor do IEX/Unifesspa;

Profa. Dra. Nayara Camargo – Diretora da FALED/IEX/Unifesspa;

Profa. Dra. Aline Andrade Mourão – Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas/IEX/Unifesspa;

Prof. Dr. Elias Costa de Souza– Representante da FCA/IEX/Unifesspa;

Representante técnico - Ironil Quintiliano de Santana Junior

15h: Palestra: Acolhimento e Diversidade

Convidado: Profª Draª Jane Guimarães – Faled/Unifesspa

15h30: Coffee Break

Local: Em frente ao auditório

16h: Palestra: Orientações sobre a Biblioteca do IEX

Convidado: TAE Dhionata Sabino da Silva - Chefe do Departamento de Biblioteca do IEX/Unifesspa

16h30: Palestra: Apresentação da Unifesspa - Campus de São Félix do Xingu

Convidado: Ironil Quintiliano de Santana Junior – Representante TAE/Coordenadoria Administrativa da CAD/IEX/Unifesspa

Local: Auditório do IEX

17h: Palestra: “Guia do Calouro” informações importantes para a vivência na Universidade

Convidado: Mayla Luiza De Almeida – Pedagoga CAAP/IEX/Unifesspa

18h: Coffee Break e Foto áerea de Boas-vindas dos Calouros

Local: Em frente ao auditório

18h30: Roda de Conversa: Integração dos Veteranos e Calouros

Convidado: Discentes de cada curso

Programação - Engenharia Florestal

14h: Mesa de conversa com os ingressantes; Apresentação da coordenação e dos docentes; Apresentação sobre atividades complementares; projetos de pesquisa, ensino e extensão; estágio; apresentação dos sistemas SIGs; TCC.

Local: Auditório do IEX

14h30: Visita aos estandes de diferentes temas ligados ao curso: Monitoria; Estágio; Organizações estudantis; Pesquisa e TCC: Empresa Júnior; Viagens de campo; Grupos de Estudo e Pesquisa.

16h30: Foto oficial com toda a comunidade florestal do IEX

16h40: · Visita a matinha do IEX, Visita ao Laboratório de Produção de Mudas - Viveiro e Lanche compartilhado

Programação - Ciências Biológicas

Dia: 05/03

19h: Apresentação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Roda de Conversa com os docentes

Programação - Letras

19h: Apresentação do curso e dos professores

Dia: 06/03

19h: Palestra: Palestra em alusão ao dia da mulher com a equipe da Delegacia da Mulher (DEAM) de São Félix do Xingu-PA, com a Delegada Vanessa Raíres, a investigadora Ana Gabriela Oliveira e a escrivã Jéssica Moreira

Intervalo

Apresentação com a Profa. Luciana e alunas

Dia: 07/03

15h: Roda de Conversa: integração e orientações aos veteranos e calouros indígenas

Convidado: Profª Draª Jane Guimarães – Faled/Unifesspa

Local: Salas de letras

19h: Aula inaugural do curso de Biologia com o Prof. Waldemar

Local: Sala 04

Dia: 08/03

08h30 às 11h30: Programação de culminância da calourada 2024

Abertura: Vídeo de acolhida

Mesa-redonda multicampi: O futuro da Unifesspa: existências e diversidades na Amazônia.

Convidados/as: Prof. Dr. Cristiano Bento da Silva (Docente do Instituto de Estudos do Xingu; representante do Campus de São Félix do Xingu); Prof. Dr. Jax Nildo Aragão Pinto (Diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas; representante do Campus de Rondon do Pará); Profa. Dra. Renata Lourinho da Silva (Docente do Instituto de Engenharia do Araguaia; representante do Campus Santana do Araguaia); Prof. Dr. Pedro Ancelmo Nunes Ermita (Diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido; representante do Campus de Xinguara); Profa. Dra. Natália Gomes Alves de Souza (Docente do Instituto do Instituto de Geociências e Engenharias; representante do Campus de Marabá); Discente Geysa Taynara Rocha Gonzaga; do curso de História; representante do Diretório Central dos Estudantes).

Mediadora: TAE. Dra. Naurinete Fernandes Inácio Reis (Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade).

Local: transmissão pelo Auditório do IEX

18h: Evento Cultural de Boas-vindas aos Calouros

Local: Hall do campus

Mais informações sobre a calourada 2024 clique aqui.

Por: Antônio Luiz Ferreira