IV Simpósio de Estudos Regionais do Sul e Sudeste do Pará será realizado durante programação dos 10 anos do Lerassp

• Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 09h33
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 09h49

LerasspEm outubro, o Laboratório de Estudos Regionais Agrários do Sul Sudeste do Pará (Lerassp) completa dez anos. O projeto foi institucionalizado a partir de um projeto de extensão em desenvolvimento rural e se encontra atualmente vinculado à Faculdade de Geografia, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Unifesspa.

Nesses 10 anos, pesquisadoras, pesquisadores, colaboradoras e colaboradores da Unifesspa desenvolveram projetos sobre diversos temas na área da Geografia. Muitas alunas e alunos da instituição participaram de grupos de estudo no Lerassp, fizeram extensão acadêmica e se formaram.

Nesta perspectiva, o Lerassp propõe uma programação, de 20 a 22 de novembro, que busca refletir sobre passado, presente e futuro do laboratório levando em conta o contexto de uma universidade na região e na Amazônia como parte do Brasil e do mundo. As atividades serão realizadas na Unidade I do campus Marabá e vão debater a respeito da dinâmica e do significado das questões regionais ao longo dessa trajetória de 10 anos.

As informações detalhadas serão divulgadas em breve pela organização do evento.

IV SIMPÓSIO DE ESTUDOS REGIONAIS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ: Novas questões regionais, outras regionalizações da Amazônia: Re-Existências, Diversidades urbanas e Confluências Regionais.

No mesmo período, será realizado o Simpósio de Estudos Regionais do Sul e Sudeste do Pará, que está em sua 4ª edição. O IV Simpósio de Estudos Regionais do Sul e Sudeste do Pará, IV Sera-sul, pretende se constituir em um espaço de discussão ampla em torno dos temas das novas questões regionais e de suas relações com os conceitos de região, bem como o trabalho de construção de outras propostas de regionalização da Amazônia efetuados em contextos além ou à margem do Estado.

Desse modo, procura enfatizar as atuais experiências de re-existência camponesa, a dinâmica de produção da diversidade urbana nas cidades amazônicas e a construção de diferentes formas de articulações entre grupos quilombolas, indígenas e movimentos sociais nessa região a fim de alcançar o que aqui, sob forte inspiração das reflexões de Antônio Bispo dos Santos, estamos denominando livremente de “confluências étnico-territoriais”.

Nesse sentido, são bem-vindos resultados e experiências de pesquisa ou proposições de estudos e discussões a respeito das perspectivas do planejamento urbano e da produção social do espaço nas cidades; da análise do Estado e das políticas públicas; do debate em torno da apropriação e uso dos recursos naturais; das questões agrárias, étnico-raciais e territoriais contemporâneas que configuram questões importantes sobre a nossa região.