Unifesspa participa de agendas com Ministério da Pesca e Agricultura
Nos dias 20 e 21 de junho, a professora Cristiane Cunha, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), esteve presente e participou das mesas de diálogo intituladas “Diálogo com representantes de pescadores(as) com o Secretário Nacional da Pesca Artesanal (SNPA)” em duas cidades do Pará: Limoeiro do Ajuru, localizada no baixo Tocantins, e São Sebastião da Boa Vista, na região do Marajó. A pauta principal foi discutir a "Realidade e Perspectivas da Pesca Artesanal no Pará, especificamente na Região do Baixo Tocantins".
Esta agenda foi uma demanda do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais em pareceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores. Na oportunidade a classe de pescadores(as) fizeram suas reivindicações ao secretário Cristiano Ramalho (SNPA), e ao superintendente da Pesca do Estado do Pará (Nilson Farias). Eles também solicitaram o apoio da Unifesspa em pesquisas e ações de extensão para atender o setor pesqueiro do baixo Tocantins em relação aos impactos que a Hidrovia Araguaia Tocantins poderá ocasionar a este território.
Esta foi uma oportunidade de ampliar as relações da Unifesspa com as comunidades pesqueiras, visando desenvolver ações que causem impactos positivos na realidade social dessas comunidades. Além disso, o evento serviu para estreitar as relações entre o Ministério da Pesca e a Unifesspa, em uma parceria que vem sendo desenvolvida desde o ano passado, quando foi iniciada a celebração de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Esse termo tem como objetivo o programa "Escola das Águas: Educação Popular para Tecer Cadeias de Bioeconomia da Pesca Artesanal no Rio Tocantins, Marabá-PA", coordenado pela professora Cristiane Cunha e pelo professor Keid Nolan Sousa.
O TED foi anunciado em cerimônia pública durante a Caravana Brasil Sem Fome, em Belém, no dia 18 de abril de 2024. Os professores Cristiane e Keid estiveram presentes, representando a Unifesspa É importante destacar que esta ação está articulada com um conjunto de investimentos do Plano Brasil Sem Fome no território, integrando importantes políticas públicas para a região.
Nos dias 27 e 28 de junho os docentes estiveram em Brasilia para participar da Semana dos Pescadores e Pescadoras Artesanais para o lançamento de três importantes iniciativas: A posse de integrantes do Fórum Nacional da Pesca Artesanal, o Programa de Fortalecimento Produtivo dos Territórios Pesqueiros Artesanais e o Programa Saberes das Águas, que contou com a participação do Ministro do Estado da Pesca e Aquicultura, André de Paula, além dos Ministérios das Mulheres, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e a Secretária-Geral da Presidência da República.
A Unifesspa está diretamente envolvida no Programa Saberes das Águas por meio do ‘Escola das Águas’. O Programa Saberes das Águas tem como objetivo desenvolver Pesquisa-ação e extensão universitária voltada às comunidades pesqueiras artesanais com foco na construção do conhecimento para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, considerando aspectos étnico-raciais, de gênero e de geração, bem como e gerar os subsídios para a reconstrução do Programa Nacional de Extensão Pesqueira.
*Com informações da professora Cristiane Cunha
Redes Sociais