Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa participa de agendas com Ministério da Pesca e Agricultura

  • Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h19
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h22
  • Acessos: 101

hy Nos dias 20 e 21 de junho, a professora Cristiane Cunha, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), esteve presente e participou das mesas de diálogo intituladas “Diálogo com representantes de pescadores(as) com o Secretário Nacional da Pesca Artesanal (SNPA)” em duas cidades do Pará: Limoeiro do Ajuru, localizada no baixo Tocantins, e São Sebastião da Boa Vista, na região do Marajó. A pauta principal foi discutir a "Realidade e Perspectivas da Pesca Artesanal no Pará, especificamente na Região do Baixo Tocantins".

Esta agenda foi uma demanda do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais em pareceria com o Conselho Pastoral dos Pescadores. Na oportunidade a classe de pescadores(as) fizeram suas reivindicações ao secretário Cristiano Ramalho (SNPA), e ao superintendente da Pesca do Estado do Pará (Nilson Farias). Eles também solicitaram o apoio da Unifesspa em pesquisas e ações de extensão para atender o setor pesqueiro do baixo Tocantins em relação aos impactos que a Hidrovia Araguaia Tocantins poderá ocasionar a este território.

gt Esta foi uma oportunidade de ampliar as relações da Unifesspa com as comunidades pesqueiras, visando desenvolver ações que causem impactos positivos na realidade social dessas comunidades. Além disso, o evento serviu para estreitar as relações entre o Ministério da Pesca e a Unifesspa, em uma parceria que vem sendo desenvolvida desde o ano passado, quando foi iniciada a celebração de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Esse termo tem como objetivo o programa "Escola das Águas: Educação Popular para Tecer Cadeias de Bioeconomia da Pesca Artesanal no Rio Tocantins, Marabá-PA", coordenado pela professora Cristiane Cunha e pelo professor Keid Nolan Sousa. 

O TED foi anunciado em cerimônia pública durante a Caravana Brasil Sem Fome, em Belém, no dia 18 de abril de 2024.  Os professores Cristiane e Keid estiveram presentes, representando a Unifesspa É importante destacar que esta ação está articulada com um conjunto de investimentos do Plano Brasil Sem Fome no território, integrando importantes políticas públicas para a região.  

Nos dias 27 e 28 de junho os docentes estiveram em Brasilia para participar da Semana dos Pescadores e Pescadoras Artesanais para o lançamento de três importantes iniciativas: A posse de integrantes do Fórum Nacional da Pesca Artesanal, o Programa de Fortalecimento Produtivo dos Territórios Pesqueiros Artesanais e o Programa Saberes das Águas, que contou com a participação do Ministro do Estado da Pesca e Aquicultura, André de Paula, além dos Ministérios das Mulheres, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e a Secretária-Geral da Presidência da República. 

fewA Unifesspa está diretamente envolvida no Programa Saberes das Águas por meio do ‘Escola das Águas’. O Programa Saberes das Águas tem como objetivo desenvolver Pesquisa-ação e extensão universitária voltada às comunidades pesqueiras artesanais com foco na construção do conhecimento para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, considerando aspectos étnico-raciais, de gênero e de geração, bem como e gerar os subsídios para a reconstrução do Programa Nacional de Extensão Pesqueira. 

*Com informações da professora Cristiane Cunha

Fim do conteúdo da página