Atléticas estudantis promovem "Arraial" Universitário na Unidade II de Marabá

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 13h12
  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 13h24

arraial c2No último sábado (6), as atléticas Estruturados, do curso de Engenharia Civil, e Octacore, do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), promoveram o primeiro “Arraial do C2”. O evento promovido pelos estudantes tem a intenção de gerar integração da comunidade acadêmica. Ambas faculdades fazem parte do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) e se concentram na Unidade II da instituição, o nome da festa refere-se ao campus.

O evento iniciou às 16h com o campeonato de truco, seguido pela apresentação musical do discente de geologia Rafael Faustino e o show do artista local Ailton Pagodão. O arraial também contou com venda de comidas e bebidas típicas e bingo.

A iniciativa de promover o arraial junino partiu da ideia de aproximar os discentes de diferentes cursos, criar laços e momentos de descontração. Clarice Gonçalves, aluna do curso de engenharia civil e presidente da atlética estruturados, conta que recebeu o apoio do IGE para promoção do evento e ficou feliz com a possibilidade de utilizar o espaço comum da universidade para comemorações como essa.

“Além da integração social, eventos como esse proporcionam também network. Conhecemos muitas pessoas e fazemos contatos”, acrescenta. Luiz Felipe Vasconcelos, também presente no evento, lembra que a experiência de fazer uma universidade é um momento único e diz que a festa junina proporciona boas memórias.

Lucas Zen, discente do curso de engenharia elétrica, parabenizou a organização pela iniciativa de promover a festividade e ressalta que a universidade não pode se limitar apenas à sala de aula. “Acredito que o ‘Arraial do C2’ servirá para ajudar a movimentar o campus. É um espaço para as pessoas de dentro e fora da universidade, inclusive aqueles que pretendem estudar aqui futuramente.” conclui.

Docente da Faculdade de Engenharia Civil (FAEC), Nascimento Passos de Oliveira ressaltou que a convivência não deve ocorrer apenas na classe e que momentos como este são essenciais para lembrar que a universidade é um espaço social. Ainda segundo ele, com o retorno das atividades após o período de greve é importante que sejam feitas reuniões, celebrações para que a comunidade acadêmica recorde seu compromisso com a Unifesspa.

“É preciso ter momentos de cultura e lazer. A saúde mental dos alunos depende desses momentos de descompressão. É esse termo na engenharia que a gente utiliza. Descompressão. A interação social é fundamental para que a gente consiga melhorar e relaxar para o próximo semestre,” finaliza.