GEPAM organiza um dos maiores eventos internacionais de História da Unifesspa
Entre os dias 10 e 12 de setembro será realizado, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o III Colóquio Internacional de História das Américas, sob o tema “Continente Conectado: Fontes e Metodologias”. O encontro ocorrerá na Unidade III, em Marabá, embora proposto por integrantes da Faculdade de História (FHT) do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (Ietu), do Campus Xinguara, que também compõem o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória).
Este ano, a programação reúne pesquisadores de cinco países: Brasil, França, Argentina, Colômbia e Chile. O evento visa promover debates que viabilizem a reflexão acerca dos passados continentais a partir de variados períodos históricos e ângulos investigativos (social, político, econômico, cultural). Busca-se proporcionar ao público um ambiente de trocas científicas de excelência ao reunir especialistas em variadas abordagens e, sobretudo, do tempo dito Colonial à época Contemporânea.
Desse modo, o Colóquio pretende realizar Conferências, Mesas Redondas e Simpósios Temáticos (ST’s) – novidade desta edição –, compostos por nomes que são referências no país e no exterior. Assim, no plano doméstico, será integrado por investigadores cujos vínculos se estendem, de forma literal, a instituições situadas de Norte a Sul do Brasil e, internacionalmente, mobilizará pesquisadores que atuam nas Américas e na Europa.
É a segunda vez que o Colóquio ocorrerá na Unifesspa, com realização do Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAM) a ela pertencente. Para seu líder, o professor Bruno Silva, “o evento abre as portas da Unifesspa a pesquisadores de diferentes partes do Brasil e do mundo, com grande apoio da Propit, criando condições para tornar a nossa instituição um polo referencial na área de concentração do Colóquio”.
HISTÓRICO - A 1ª edição do evento remonta a julho de 2020, quando ocorreu de forma gratuita (e assim se mantém) sob o tema “Das Conquistas às Independências”. À época, face à pandemia de Covid-19, o GEPAM (Instagram: @gepam.hist) foi levado a reunir online diversos pesquisadores e promover atividades que se desenvolveram ao longo de 4 dias.
Na ocasião, os debates já haviam sido transmitidos pelo “Canal da América” no YouTube (https://www.youtube.com/canaldaamerica), projeto extensionista coordenado pela Professora Hevelly Acruche, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vice-líder do GEPAM. Tais esforços mobilizaram pesquisadores de todo mundo, com destaque para: Stefan Rinke (Freie Universität Berlin, Alemanha), José Ortigosa (Universidad de Cádiz, Espanha), Jean Hébrard (École des Hautes Études en Sciences Sociales, França), Sonia Ocaña (Universidad Juárez Autónoma de Tabasco, México) e Jorge Cañizares-Esguerra (University of Texas, Estados Unidos), para citar alguns.
Outro resultado foi o E-book “As Américas em perspectiva”, organizado por Acruche (UFJF) e Silva (Unifesspa), publicado pela Ed.UFJF. Com o sucesso do encontro o GEPAM ficou motivado a realizar a 2ª edição, porém, não apenas virtualmente e sim de maneira híbrida, contando ainda com a seguinte novidade: o fomento do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Tal chamada pública, do edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), permitiu sua continuidade, em agosto de 2022, na UFJF.
A temática debatida foi: “Continente Subversivo (séculos XVI-XX)” e reuniu, entre outros nomes de peso da historiografia internacional, Carmen Bernand (Université Paris X, França), Jaqueline Vassallo (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina), José Quezada (Colegio de México), Felipe Fernández-Armesto (University of Notre Dame, Estados Unidos), Alberto Zapatero (Universidad de Salamanca, Espanha) etc.
Novamente houve grande interesse, pois, afora o público presente e conectado ao vivo, hoje alguns vídeos passam de mil visualizações. Além disso, os líderes do GEPAM organizaram o segundo livro: “Continente Subversivo: História e Historiografia das Américas” (E-book e impresso) pela Fino Traço.
Esta 3ª edição que a Unifesspa - sede do GEPAM - realiza conta, igualmente, com fomento do Paep-Capes, que se soma aos recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), via projeto do edital Universal coordenado pelo Professor Bruno Silva. Assim, este III Colóquio reunirá pesquisadores de diversas instituições estrangeiras, tais como: Serge Gruzinski (École des Hautes Études en Sciences Sociales, França), Magdalena Candioti (Universidad de Buenos Aires, Argentina), María Angélica Cruz (Universidad de Valparaíso, Chile) e Renán Silva (Universidad de los Andes, Colômbia). Trata-se de nomes destacadamente ligados à área de concentração do evento.
Quanto aos brasileiros, estarão presentes professores vinculados a diversas Instituições de Ensino Superior (IES’s), como a Unifesspa a e UFJF já citadas, bem como: a UNESP, a UFRRJ, a UFRPE, a UFSC, a USP, a UFRGS, o IFSul, a UPE, a UFF, a UFRN entre outros, somando diversos palestrantes, afora os proponentes de ST’s.
INSCRIÇÕES - As inscrições vão até o próximo dia 31 de julho. Veja a Programação completa no site: https://bolsistasamerica.wixsite.com/coloquioamericas e participe!
*Com informações do Grupo de Ensino e Pesquisas Americanistas (GEPAM)
Redes Sociais