Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aberto o prazo para submissão de resumos para o Congresso Panamazônico sobre a Educação Básica

  • Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2024, 15h04
  • Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2024, 15h07
  • Acessos: 1162

ARTE PARA ILUSTRAR MATÉRIA DA ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE RESUMOS

A Coordenação Geral do 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literatura da Educação Básica (1º Cllimaz) e do 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras-UFPA  (2º Letrasvivaz) abriu as inscrições para a submissão de resumos. Os grupos de trabalho abordam a Proposição e Propostas de Intervenção Pedagógica elaboradas no âmbito do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) ou outro Programa de Mestrado Profissional em Letras autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto de 2024, e as submissões de resumos são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma: www.sigeventos.ufpa.br.

O professor Marcos André Cunha, presidente do 1º Cllimaz e integrante do Conselho Gestor do ProfLetras Nacional - Região Norte, informa que para submeter os resumos é obrigatório estar inscrito nos eventos.  As inscrições no 1º Cllimaz e no 2º Letravivaz podem ser feitas, também, pelo link www.sigeventos.ufpa.br. O valor da inscrição é de R$ 30,00 para professor e demais profissionais da educação básica, R$ 50,00 para nível superior e pesquisador.  Já para os profissionais de outras áreas o valor é R$ 30,00.  O custo para estudante de graduação e de licenciatura é de R$ 10,00 e de pós-graduação, R$ 35,00.

O presidente afirma que nas inscrições de resumos devem ser observados os três grupos: temáticos, propositivos e de produtos e recursos educacionais. Os resumos temáticos devem relacionar o ensino com o texto, o discurso, a leitura, o dialogismo, o gênero literário, a linguagem de sinais, a decolonialidade, a oralidade, o multilinguismo, a literatura, a produção cultural, e a variação linguística, entre outros.

logo principal vertical

Os grupos propositivos, de caráter mais transversal e interdisciplinar em conformidade com a proposta do Cllimaz, farão relatos de experiências considerando o ensino das línguas e das linguagens que envolvam a  preservação amazônica, educação ambiental, educação indígena; educação quilombola; heterogeneidade étnica e cultural;  diferenças regionais brasileiras;  educação do campo, das águas e das florestas na Pan-Amazônia, assim como o ensino da linguagem e literatura junto aos movimento sociais urbanos, periurbanos e rurais. “Deste grupo sairão propostas que devem ser colocadas em prática como políticas públicas na educação básica em nível municipal, estadual e federal”, informa Marcos.

Os grupos de produtos e recursos educacionais, contemplando as contribuições dos egressos dos Mestrados Profissionais no Ensino da Língua, Linguagem e Literatura do Profletras e outros programas, devem

apresentar resumos a partir das interfaces do ensino com as linguagens visual, sonora e verbal; cenários inclusivos, descrição linguística; formação de professores; estudos do discurso, estudos literários e de arte, além de literatura, memória e ensino e as práticas de linguagem com os espaços habitados, entre outros.

OBJETIVO - O 1º Cllimaz visa promover a interlocução entre diferentes profissionais da área, pensar o ensino da linguagem além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa e, sobretudo, propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, pautando-se uma agenda da educação ambiental e de debate climático na escola básica antes, durante e depois da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém em 2025.

Neste contexto, enfatiza-se a inclusão social, étnica, cultural, artística, escolar e as diferenças regionais. “Reuniremos professores da educação básica e superior, mais focadamente dos países da Panamazônia, para discutir o ensino da língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades”, assinala o coordenador dos eventos.

Já o 2º Letrasvivaz, em sua segunda edição, tem como meta viabilizar a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado em Rede Nacional em Letras, que é constituído por 42 universidades públicas em todas as regiões brasileiras, funcionando em 49 unidades, incluindo os campi de algumas instituições públicas.  Mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres e atuam na área educacional brasileira por meio do Programa.

O presidente do 1º Cllimaz e do 2º Letravivaz assegura que os eventos se constituem como ações permanentes pelo ProfLetras da UFPA para promover a interlocução política e constante da cultura e da produção intelectual universitária com a educação básica e a sociedade, principalmente no momento em que se debate COP30 na capital paraense. “Os dois eventos reforçam o compromisso da universidade com uma formação humanizada e transformadora no ensino, na pesquisa e na extensão em educação, linguagem e literaturas nas universidades e escolas públicas. É o compromisso efetivo da educação básica e superior em defesa de um projeto de desenvolvimento sustentável para a Panamazônia e o mundo”, finaliza.

*Com informações de Kid Reis/Ascom ProfLetras.  Arte: Lucas Samuel Santiago – Foto: Fernando Maués.

Fim do conteúdo da página