Clube de Ciências da Unifesspa apresenta mundo científico de maneira divertida para estudantes da educação básica

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2024, 10h28
  • Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2024, 10h38

clube cienciasDisseminar o conhecimento científico e promover a popularização da ciência e da tecnologia de forma acessível. Esses são alguns dos principais objetivos do projeto de extensão “Clube de Ciências”. Trata-se de um espaço não formal e interdisciplinar de ensino, que atua na construção de conhecimentos visando promover uma alfabetização científica que facilite a leitura do mundo aos jovens estudantes da Educação Básica.

Iniciado em 2018, o projeto é uma ação institucional da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), e está ligado ao Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Unifesspa

A ideia de criar o Clube foi proposta pela professora Alessandra de Rezende Ramos, atual docente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e também professora do PPGECM na Unifesspa. Ela percebeu que outras universidades já tinham clubes semelhantes e viu a oportunidade de iniciar um projeto desse tipo na Unifesspa.

Atualmente o projeto é coordenado pela Bióloga, Marina da Silva Melo, Técnica de Laboratório do IESB, e conta com 4 bolsas de graduação e 4 bolsas de pós-graduação. Os encontros acontecem semanalmente, aos sábados, em maior parte, na Unidade II, por conta da logística. Mas em momentos pontuais passam a acontecer na Unidade III, local que concentra a maior parte dos laboratórios de ciências da Unifesspa. Os bolsistas se comprometem a realizá-los, atendendo uma turma de ensino fundamental em um sábado e, no seguinte, uma turma de ensino médio.

IMG 20240805 WA0049As inscrições para participar do Clube ocorrem no início de cada semestre. Os bolsistas visitam escolas para divulgar o clube de ciências, permitindo que os alunos o conheçam. Além disso, são feitas divulgações pelas redes sociais e por "boca-a-boca", com ex-clubistas compartilhando a experiência com colegas, que se interessam em participar futuramente. É comum que os novos clubistas sejam primos, irmãos ou amigos dos antigos.

Marina compartilha que, após participarem do clube de ciências, duas alunas do projeto ingressaram na Unifesspa: Giselle Lima Bezerra da Costa, no curso de Ciências Sociais, e Yasmine Carneiro Souza, no curso de Geologia. “Yasmine se interessou pelo curso de geologia depois de uma dinâmica que realizamos no Museu de Geologia da Unidade II. Os clubistas faziam uma espécie de caça às rochas com o uso de GPS. Ela ficou entusiasmada com o tema, prestou o Enem e hoje está aqui. É muito gratificante ver os resultados desse esforço", comemora.

Os temas abordados nas atividades são relacionados a Base Curricular Nacional (BNCC). A coordenadora ressalta que o Clube de Ciências não é um reforço escolar. “É feita a apresentação de conteúdos científicos, de química, física, biologia e matemática, que ocorrem de forma divertida e participativa, envolvendo experiências socioeducativas, com atividades teóricas e práticas”, explica.

Nos encontros tradicionais, é proposto a experimentação e a alfabetização científica. Um tema é apresentado com informações básicas e os clubistas devem investigar e formular hipóteses, seja em experimentos práticos ou em atividades teóricas, como matemática ou informática. O objetivo é fomentar a curiosidade e a investigação através da experimentação e da colaboração.

“Temos diversas atividades agendadas com parceiros, como o museu, onde frequentemente realizamos trilhas sobre biodiversidade e conservação. Os participantes têm a chance de coletar insetos e estudá-los no laboratório. Além disso, fazemos ações em colaboração com a Neuroliga e o grupo Marabichos”, relembra Marina.

Em julho, o clube de ciências, através da Unifesspa, ocupou um estande na 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizada em Belém. Os alunos puderam levar para a reunião o trabalho que desenvolvem e dos conteúdos científicos.

Equipe Atual do Clube de Ciências

Mestrado:

Francisco José Pereira da Silva

Silviane Cordeiro Correa

Rita Cassia Ferreira da Silva

Joice Bezerra de Sousa Leal

Graduação:

Fabiola Nathalia Favacho da Silva - Licenciatura em  Ciências Naturais

Livia Souza Fernandes - Licenciatura em Física Josmar dos Santos Marinho - Engenharia da Computação

Rhanniely Cardoso Jansen – Psicologia

Conheça o Instagram do Clube: https://www.instagram.com/clubedcienciasmab/