REITOR DA UNIFESSPA PARTICIPA DE ENCONTRO COM DILMA ROUSSEFF

• Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 17h53
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Reunião aconteceu na última sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Andifes aproveitou ocasião e entregou documento reivindicatório.

Acompanhados do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário de Educação Superior (SESu), Jesualdo Farias, reitores de universidades públicas federais, que integram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participaram de reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

3be91799 1194 4c78 8208 957316b88848

Dentre os presentes estava Maurílio de Abreu Monteiro, reitor pro tempore da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), na primeira reunião dos dirigentes com a presidenta da República este ano.

A Andifes entregou um ofício a presidente Dilma com nove reivindicações:

1) Construção dos Planos de Desenvolvimento das Universidades – PDUs - para os próximos 10 anos, que abarquem programas para dar cumprimento às metas do PNE, ao mesmo tempo que contemplem a definição das necessidades das universidades para consolidação do REUNI;

2) Construção de um Programa de Formação de Professores para a Educação Básica, com o objetivo de contribuir com a formação inicial de uma parcela dos 500 mil professores existentes hoje nas redes de ensino e com a educação continuada para uma parcela de, aproximadamente, 1 milhão de professores, com a utilização indispensável da modalidade a distância;

3) Definição de um Programa de modernização da gestão das universidades, incluindo-se aí a gestão acadêmica, no sentido de uma maior otimização da ocupação das vagas e, ainda, de um aprimoramento na gestão administrativa;

4) Definição de um Programa para intensificação da internacionalização, aliada a uma política forte de inovação, com participação efetiva das universidades na definição dos programas nessas áreas;

5) Definição de um Programa de fortalecimento do processo de comunicação nas universidades, com projetos para a teleeducação, incluindo aí rádio, TV e internet, com consolidação da RNP em todos os campus;

6) Plano especial de apoio às novas universidades e campus;

7) Agilização na implantação das pactuações feitas entre o governo e as universidades em termos de infraestrutura e de recursos humanos;

8) Consolidação do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários (HUs), com apoio na ampliação do financiamento da EBSERH;

9) O envio ao Congresso Nacional da Lei de Autonomia das Universidades.

O documento também faz um apelo para a definição de um programa de modernização da gestão das universidades, no sentido de dar uma maior otimização da ocupação das vagas e, ainda, de um aprimoramento na gestão administrativa.

Em sua fala, a presidente Dilma Rousseff afirmou que não haverá cortes adicionais ao orçamento da educação. “Há uma intenção de preservar os investimentos nas universidades, de modo a manter os ganhos quantitativos e qualitativos conquistados até agora. Por isso, se a crise continuar, outras medidas econômicas serão tomadas, para que não tenhamos que realizar cortes no orçamento”, destacou a presidenta.

A presidenta determinou, ainda, que em vinte dias o MEC apresente à Andifes avaliação em relação as reivindicações.

ee5d73d5 8aaa 4907 902c 97760fa41f19

Para o reitor pro tempore, Maurílio Monteiro, a reunião foi importante por reafirmar o entendimento de que educação e democracia são imprescindíveis para garantir e ampliar a inclusão social.

Com informações da Andifes