Avaliação do MEC aponta melhorias em cursos de graduação da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 15h23
  • Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 16h28

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comemora avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) que trouxe resultados positivos para a instituição. De acordo com o que foi divulgado nesta semana, o curso de graduação em Geologia recebeu nota 4 e o curso de História, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU/Xinguara), recebeu nota máxima, 5. O resultado representa um avanço e melhoria nos cursos ofertados pela Unifesspa.

Os critérios foram avaliados foram distribuídos entre 3 dimensões: Ensino, Docentes e Infraestrutura. O resultado aponta a qualidade nos cursos ofertados. Para a professora e diretora da Faculdade de Geologia, Cristiane Marques Teixeira, o curso foi avaliado em termos de qualidade de ensino (metodologia, tecnologia, atualização, política institucional); Ensino (qualificação dos docentes, publicação); infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, bibliotecas, assistência ao estudante etc.).

Nota4

Ainda de acordo com a docente, a nota anterior era 3 e houve um avanço com a nova nota (4). “A nota 4 representa uma evolução enorme, uma vez que outros cursos de Geologia, até mais antigos, têm a nota 4. Ou seja, estamos na mesma linha de qualidade de cursos reconhecidos no Brasil”, comemora acrescentando que a avaliação foi essencial para atestar que “estamos no caminho certo, formando recursos humanos de qualidade, com a capacidade de superarmos problemas afetando minimamente o andamento e a qualidade dos cursos. Essa avaliação atestou que a Geologia da Unifesspa está equiparada com os cursos a nível Nacional”, reforça Cristiane.

O resultado da avaliação também foi comemorado pelo curso de História/IETU. “A notícia extremamente importante e comemorada pela comunidade acadêmica, chegou em uma data simbólica: o dia 19 de agosto, quando se comemora, no Brasil, o Dia do(a) Historiador(a)”, informa o professor e diretor da Faculdade de História, André Furtado. O docente explica ainda que a nota anterior a essa avaliação era 4 e que a avaliação proporcionou ao curso o reconhecimento da nota máxima (5). “As ações que melhor contribuíram para o curso alcançar essa nota de excelência podem ser resumidas em dois principais elementos: o primeiro corresponde ao envolvimento total de nossos discentes em todos os níveis dos processos formativos – eles são maravilhosos e, a cada turma, têm melhorado consideravelmente; e, o segundo aspecto, decisivo, remonta à chegada de novos docentes, a partir de 2017, que vieram não apenas somar com o trabalho que os colegas já vinham desenvolvendo, mas, sobretudo, avançar naquilo que era possível até aquele momento”, declara.

Nota5

Apesar da comemoração, o diretor da Faculdade de história faz um alerta: “não vamos apenas comemorar o resultado, precisamos, sobretudo, observar os problemas apontados pela Comissão para buscar soluções inteligentes, responsáveis e inclusivas para dar sequência a esse avanço do Curso que, como se pode observar pelo resultado, jamais ficou parado. Crescemos muito e, agora, faz-se necessário atingir um novo patamar de amadurecimento. Para isso, vamos seguir contanto com o apoio de todos os setores da Unifesspa. Por fim, o Professor André Furtado comentou que o Relatório será minuciosamente apreciado pelo Colegiado da FHT e que este passará, então, a criar estratégias para vencer os novos desafios que despontam no horizonte do Curso.