Dezoito novos docentes tomam posse para atuar em diferentes campi da Unifesspa
Na última segunda-feira (26), uma solenidade de boas-vindas marcou a posse dos novos servidores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no auditório da Unidade III, em Marabá. São 18 novos docentes que ingressam para atuar em diferentes campi da instituição.
A cerimônia de posse contou com a presença da vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, da pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), Juliana de Sales, e foi mediada por Marianne Santos Faulstich, diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep. O evento também reuniu a comunidade acadêmica da Unifesspa, além de familiares e amigos dos novos servidores.
Após a assinatura do termo de posse, Juliana Sales parabenizou os novos servidores e relembrou, emocionada, a importância da atuação de todos em benefício da sociedade. “Espero que vocês possam contribuir muito para nossa universidade. Estamos no interior da Amazônia e passamos por alguns desafios, mas que juntos podemos enfrentar. Nós, como parte da administração superior, estamos disponíveis para dar todo suporte necessário a vocês”, disse. Já a vice-reitora deu as boas-vindas aos novos docentes compartilhando sua trajetória e sua longa relação com a Unifesspa. Nesse momento marcante, Lucélia também apresentou a história da instituição, o contexto em que está inserida e suas inovações.
Egressa do curso de Ciências Contábeis, Karla Brito comemora a volta à instituição, dessa vez como docente lotada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Rondon do Pará. “É importante poder contribuir com tudo o que construí ao longo da minha carreira e vida pessoal, em prol de uma cidade pela qual tenho um vínculo afetivo, e da universidade que me trouxe muitos ensinamentos, mestres, colegas de profissão e amigos. Sou grata pela jornada até aqui, pois a docência é movida pela paixão de formar pessoas” acrescenta.
Renato Teixeira, novo docente do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), é engenheiro agrônomo formado pelo campus da Universidade Federal do Pará que posteriormente deu origem à Unifesspa. Ele fez mestrado e doutorado na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e expressa a honra de estar de volta.
"Fiz agronomia na UFPA em Marabá e agora estou voltando para casa. Fui professor substituto aqui, então é uma alegria imensa poder retornar. Esse é um sonho que persegui por muitos anos. Poder trabalhar e estudar na Amazônia, além de formar pessoas para atuarem aqui, é algo que me deixa extremamente feliz" conclui.
Para Thays de Souza, docente empossada do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), estar na Unifesspa é a concretização de um sonho. Natural de Guarulhos (SP), ela conta que durante sua jornada acadêmica sempre idealizou a oportunidade de trabalhar na região.
Os novos professores participarão de um evento de acolhimento institucional, com capacitação e orientações, a ser realizado pela Progep no próximo dia 17 de setembro.
Foram empossados:
Thays de Souza João Luiz - Instituto de Geociências e Engenharias (IGE)
Jefferson Valdemiro de Lima - Instituto de Geociências e Engenharias (IGE)
Thais Alves Lira - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Tadeu Junior de Castro Gonçalves - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Francisco das Chagas Sales Junior - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Marcela Alves de Souza - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Karla Cristina Barros Brito - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA)
Renato Alves Teixeira - Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR)
Regina Célia Corrêa Batista - Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU)
Mauricio da Silva Vinhote - Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Maria Edna Gomes da Silva - Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Fernando Fernandes da Silva - Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Ederson Carlos Gomes - Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Jonny Lucio de Sousa Silva - Instituto de Estudos do Xingu (IEX)
Adriano Valentin da Silva - Instituto de Estudos do Xingu (IEX)
Ariel Pheula do Couto - Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA)
Sueder Santos de Souza - Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA)
Redes Sociais