Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hemopa e Unifesspa promovem ação para ampliar cadastro de doadores de medula óssea e doação de sangue

  • Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2024, 15h17
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 15h17
  • Acessos: 336

WhatsApp Image 2024 09 03 at 16.56.21No próximo dia 19, a Unifesspa e o Hemopa de Marabá promovem uma grande ação de conscientização e solidariedade. O objetivo é informar a comunidade acadêmica e a sociedade local sobre a importância da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea. Gestos que podem salvar milhares de vidas. 

A campanha de mobilização começa com uma palestra sobre o tema, no auditório central da Unidade 3, do Campus Marabá, ministrada pela Equipe do Hemopa. Em seguida, os interessados em fazer a doação e cadastro serão conduzidos até o Hemopa, num ônibus cedido pela Unifesspa.

Ao final das doações, os voluntários poderão retornar à Unifesspa por meio do transporte gratuito disponibilizado. Estudantes da Unifesspa estão mobilizados na divulgação desta ação, com apoio das Atléticas e atuação dos alunos do curso de Saúde Coletiva.

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea - No dia 17 de setembro é celebrado o dia mundial do doador de medula óssea. A data foi criada para ampliar a conscientização sobre a importância da doação de medula óssea.

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos que tem a função de produzir células sanguíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, e plaquetas. Pacientes com doenças que afetam as células do sangue como as Leucemias e linfomas precisam do transplante de medula. 

Podem realizar o cadastro para se tornar doador de medula óssea, pessoas entre 18 e 35 anos em boas condições de saúde. Os doadores precisam se submeter a uma rápida coleta de 5ml de sangue e estar munido de RG e CPF para efetivar o cadastro. Um gesto que pode fazer a diferença na vida de alguém.

Caso o doador seja compatível com algum paciente cadastrado no Regime Nacional de Receptores de Medula Óssea, os procedimentos de coleta para o posterior transplante de medula óssea são executados com toda a segurança. Além de ajudar a salvar vidas, o doador tem o benefício da isenção de taxas de inscrição em concursos públicos. 

Para saber mais sobre, acesse os cards de divulgação da campanha!

Fim do conteúdo da página