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 Unifesspa e UFPA organizam Congresso Panamazônico sobre Educação Básica, evento acontecerá de 24 a 27/09

  • Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 17h42
  • Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2024, 17h42
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WhatsApp Image 2024 09 09 at 16.17.39O 1º Congresso Panamazônico dos Professores de Língua e Literaturas da Educação Básica (1º Cllimaz) e o 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras-UFPA  (2º Letrasvivaz), acontecerão entre os dias 24 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento é organizado pelo Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (ProfLetras), por meio das suas unidades na Universidade Federal do Sul e Sudeste (Unifesspa) e na UFPA. As inscrições serão abertas em breve e poderão ser realizadas através do site do evento: www.cllimaz.ufpa.br.

O público-alvo é, sobretudo, professores da educação básica - ensino médio e fundamental - que tem como objetivo estimular a relação com a educação superior para discutir o ensino de língua, linguagem e literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades na região panamazônica.

Para Rosimar Oliveira, professora do Mestrado Acadêmico em Letras (PosLet) e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional e Letras (ProfLetras), na Unifesspa, os eventos são promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA-Regional Norte), pelo Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC-UFPA) e tem o suporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES-MEC). Eles buscam estabelecer parcerias com os governos estaduais e municipais, e contarão com convidados internacionais, professores, pesquisadores, egressos do Profletras e discentes.

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As atividades promoverão, segundo ela, a interlocução entre os diferentes profissionais da área e estimularão pensar o ensino da linguagem para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa.  Serão debatidas, em grupos, as relações do ensino com a escrita, leitura, discurso, texto, literatura, gêneros literários, gramática, variação linguística, linguagem e produção cultural, entre outras. “Vamos propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, enfatizando-se a importância da inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar para combater as diferenças regionais e favorecer as presentes e as futuras gerações”, assinala Rosimar.

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Por sua vez, Marcos Cunha, presidente do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz, informa que outra meta do 1º Cllimaz é constituir-se como um evento permanente com o fim de possibilitar uma formação acadêmica de professores que promova a interlocução da educação básica com a sociedade, singularizando-se, também, por motivar o engajamento efetivo da escola básica com as causas climáticas em defesa da floresta amazônica e da vida. “Trabalharemos os ensinos e os saberes das linguagens na panamazônia para fortalecer as vozes que gritam e a floresta que se levanta. Vamos defender políticas públicas de ensino focadas na inclusão e na heterogeneidade social, étnica, cultural, tecnológica, artística, linguística, escolar, quilombola e indígena da panamazônia”, enumera.

Os dois gestores detalham que o 2º Encontro dos Egressos do Profletras-UFPA tem por objetivo viabilizar a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado em Rede Nacional em Letras.  Desde 2013, quando teve início o Programa, mais de 4,1 mil professores de Língua Portuguesa se tornaram mestres e atuam na área educacional brasileira. O Profletras é constituído por 42 universidades públicas no território nacional e funciona em 49 unidades, incluindo os campi de algumas instituições federais de ensino.

Estes dados revelam e fortalecem o papel da universidade pública como instituição engajada na formação permanente em educação básica na Panamazônia no momento em que se debate a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 30) na capital paraense.  A educação é uma ferramenta estruturante para discutir o atual modelo de produção e consumo das riquezas naturais, assim como para esclarecer os desafios para evitar a ampliação das mudanças climáticas e o aquecimento global. “A expectativa é de reunir em torno de mil professores e professoras da educação básica e superior para debater as realidades dos educadores e dos milhares de discentes panamazônicos” sinaliza Marcos. 

DADOS - Em fevereiro passado, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgaram a primeira etapa do Censo Escolar 2023.  A pesquisa traz informações sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos da educação básica. Ao todo, foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuídos em 178,5 mil escolas brasileiras.

**Com informações de Kid Reis - Ascom ProfLetras Norte

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