Pesquisas de docentes e mestrandos do PDTSA recebem prêmios em evento científico

• Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2024, 16h23
  • Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2024, 16h29

WhatsApp Image 2024 10 04 at 16.01.27Na última sexta-feira (27), um grupo de professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberam dois prêmios relacionados a suas pesquisas no evento científico na Universidade Federal do Pará (UEPA).

A premiação aconteceu durante o encerramento do XIV Semana Acadêmica da UEPA, com o tema geral “Desafios e oportunidades do ensino, pesquisa e extensão frente à crise climática e a COP30".

Os professores Livio Sergio Dias Claudino, da Faculdade de Ciências Agrarias (FCAM/IEDAR) e Laila Mayara Drebes da Faculdade Educação do Campo (Fecampo/ ICH) contam que durante o semestre, ofertaram, em dupla docência, uma disciplina optativa no PDTSA, intitulada “Agricultura Familiar, Mercados e Alimentação”. De modo a estimular o empenho dos estudantes, e reconhecendo também a importância do evento, como trabalho final da disciplina, desafiaram os estudantes a elaborar e submeter resumos expandidos ao evento. A proposta foi desenvolver pesquisas articulando os problemas de pesquisa de mestrado com o debate e textos da disciplina proposta, direcionado também às áreas temáticas do evento.

Para os estudantes, foi um momento muito significativo para a formação, já que cumpriram as diferentes etapas da pesquisa, desde a elaboração de um problema de pesquisa, construção de objetivos e metodologia, coleta e análise de dados, seguida da redação e apresentação para avaliação pelos pares. Vale destacar que ambos estudantes são egressos do curso de Agronomia, ofertado pela Unifesspa, em Marabá e em Canaã dos Carajás.

Foram aprovados cinco trabalhos para comunicação oral, todos recebendo avaliações muito positivas. Dentre eles, dois foram premiados, conforme detalhado abaixo:

1) Título: Cenário da pecuária bovina e degradação das pastagens em Marabá-Pa

Prêmio: 2º lugar

Autores: Giovana Ristow Timm, Laila Mayara Drebes, Lívio Sérgio Dias Claudino, Jose Anchieta de Araujo

2) Título: Agricultura Familiar e Mercados: O caso da Feira Clarindo Moraes da Silva, em Canaã dos Carajás-Pa

Prêmio: 3º lugar

Autores: Noan Thales Pimentel de Alencar, Lívio Sérgio Dias Claudino, Laila Mayara Drebes

Área Temática: Dinâmicas socioambientais e Educação na Amazônia

**Com informações de Livio Sergio Dias Claudino (FCAM)