Faculdade de Ciências Biológicas realiza ação extensionista com crianças da cidade de Palestina do Pará
A turma de 2023 da Faculdade de Ciências Biológicas (FACBIO) realizou uma atividade de extensão no município de Palestina do Pará, como parte das disciplinas Ecologia de Populações e Monitoramento Ambiental, ministradas pelos professores Clarissa Mendes e Felipe Siqueira. Ambas disciplinas são ministradas no mesmo período e frequentemente se unem para promoção de ações extraclasse com foco na multidisciplinaridade.
Este ano, Angélica Martins, discente do curso de Ciências Biológicas e uma das idealizadoras do "Projeto Jovens em Ação" em Palestina do Pará, convidou os professores para organizar uma ação extensionista voltada para as crianças participantes do projeto.
Com o apoio da turma de Ciências Biológicas de 2023, foram realizadas atividades como jogos de educação ambiental e contação de fábulas sobre relações ecológicas entre animais e plantas. O projeto "Jovens em Ação" envolve jovens do município que realizam diversas atividades com as crianças, fortalecendo os laços entre a comunidade e as questões ambientais.
De acordo com os professores Clarissa e Felipe, desenvolver ações de extensão universitárias focadas no meio ambiente com crianças é de vital importância para promover uma conscientização ambiental desde cedo. Essas ações funcionam como pontes entre a academia e a comunidade, trazendo o conhecimento científico para o cotidiano das crianças de forma lúdica e acessível. Ao envolver os pequenos em atividades práticas, como plantio, reciclagem e preservação de ecossistemas locais, estimula-se uma geração mais consciente e responsável.
"Essas iniciativas despertam o interesse pela ciência e fortalecem o vínculo das crianças com a natureza, estimulando uma compreensão mais profunda dos impactos ambientais e da importância da sustentabilidade. Ao educar crianças sobre o meio ambiente, estamos capacitando futuros agentes de mudança que poderão adotar atitudes mais ecológicas em suas vidas e influenciar suas famílias e comunidades", complementa Clarissa.
Redes Sociais