Atlética organiza ação contínua de doação de sangue em Marabá
Na última quinta-feira (31), a atlética Cilindrada, da Faculdade de Engenharia Mecânica, realizou uma ação de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Marabá. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância da doação de sangue e desmistificar mitos sobre o processo.
Ao todo, 13 pessoas participaram dessa primeira ação solidária, que será repetida a cada quatro meses, respeitando o intervalo recomendado para a doação por mulheres. A atlética contou com a disponibilização do micro-ônibus da Unifesspa para transportar os doadores até o hemocentro.
Wilson da Rocha, discente do curso de engenharia mecânica e membro da atlética, ressalta que a iniciativa foi parte da ação social da Cilindrada como meio de conscientizar os alunos sobre a importância do movimento para doação de sangue, buscando incentivar novos doadores atravéz da empatia gerada pela mobilização coletiva. "Para as próximas campanhas esperamos mobilizar um maior número de pessoas que conseguirmos e organizar um evento maior em parceria com o hemopa", acrescenta.
Seja você também um/a doador/a! O Hemocentro de Marabá está localizado na Rod. BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n – bairro Amapá. A coleta de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para mais informações, o contato é o (94) 3312-9150/(94) 3312-9153 (WhatsApp).
Saiba o que é necessário para ser um doador de sangue:
Idade: entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
Peso: mínimo de 50kg;
Estar bem alimentado e descansado;
Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Exercícios: não ter praticado exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas.
Quem testou positivo para a Covid-19, pode doar após 10 dias da recuperação total, e quem teve contato com pessoas infectadas, e não apresentou sintomas, pode doar após 7 dias.
Redes Sociais