Docente da Unifesspa participa de atividades de pesquisa no Uruguai e Argentina
Entre os dias 15 e 20 de novembro de 2024, foram realizadas, nas cidades de Salto, no Uruguai, e Posadas, na Argentina, atividades de divulgação e planejamento da pesquisa “Políticas para a Indústria Criativa e o Desenvolvimento na Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai”. O projeto conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Chamada Pública nº 14/2023) e com a participação do docente da Faculdade de Geografia do IETU e do PPGPAM, professor Victor da Silva Oliveira.
No dia 15 de novembro, na cidade de Salto foi realizado um workshop com a participação de pesquisadores da Universidad de la República (Udelar), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). O evento teve como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa e também incluiu o lançamento de dois livros: “Industrias creativas, Cultura y desarrollo” e “Introducción a la Industria Creativa”. Ambos foram produzidos no âmbito do projeto com a intenção de promover a divulgação acadêmica e popular, respectivamente, das ações já realizadas.
Na semana seguinte, entre os dias 19 e 20 de novembro, em Posadas, na Argentina, o grupo de pesquisadores reuniu-se na sede do Programa de Investigaciones Interdisciplinarias sobre Regiones de Frontera- INREFRO, com os docentes Diana Mabel Arellano, Carla Cossi, Anabel Catalina e Herman Cazzaniga, todos vinculados à Universidade Nacional de Misiones (UNaM). O encontro teve como objetivo planejar as atividades de 2025, que incluirão um evento científico na cidade fronteiriça brasileira de São Borja, um workshop de encerramento das atividades na Argentina e o lançamento de um terceiro livro, escrito e publicado em parceria com a instituição argentina.
O coordenador geral da pesquisa, professor Tiago Costa Martins (Unipampa), destacou a relevância das atividades já realizadas e das novas etapas previstas para o projeto. Segundo ele, “a integração Norte-Sul está permitindo que façamos uma análise da fronteira Brasil-Argentina-Uruguai com um olhar voltado para a investigação de questões sociais, políticas e econômicas na Indústria Criativa. Para 2025, a pesquisa vai aproximar o Brasil e os países".
Já o professor Victor da Silva Oliveira, que realiza estágio de pós-doutorado na UNaM desde agosto de 2024, enfatizou a ótima receptividade e o engajamento dos colegas latinos nas atividades propostas. “Encontramos um ambiente muito amistoso e receptivo nas universidades e instituições em que estamos presentes. Por tratar-se de uma temática ainda em desenvolvimento, há um aprendizado contínuo e mútuo entre todos. Essa colaboração é saudável, tanto acadêmica quanto politicamente, e acredito que bons frutos futuros poderão ser colhidos dessas parceria", disse.
Com duração de dois anos, o estudo “Políticas para a Indústria Criativa e o Desenvolvimento na Fronteira Brasil, Argentina e Uruguai”, tem o objetivo de propor meios para qualificação das políticas públicas para a Indústria Criativa na região da tríplice fronteira. Sete universidades fazem parte do estudo, sendo elas: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Universidad de la República del Uruguay (Udelar) e Universidad Nacional de Misiones (UNAM - Argentina).
*Com informações do pesquisador
Redes Sociais