V Feira das Profissões atrai milhares de Estudantes em busca de oportunidades de carreira
Na última sexta-feira (22), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participou da V edição da Feira das Profissões que aconteceu na Estação Conhecimento, no Núcleo São Félix, em Marabá. Neste ano, o evento recebeu aproximadamente 5 mil pessoas, entre estudantes, pais, expositores e membros da comunidade.
Organizado pela Unifesspa, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), o encontro buscou atrair estudantes para conhecerem as opções de cursos no ensino Técnico e Superior, apresentando possibilidades de carreiras e especializações que muitas vezes passam despercebidas, apesar da facilidade de informação.
Uma das novidades desta edição, foi os estandes da Vale e do Sistema S. Para uma melhor experiência, esse ano, houve a inserção de estandes de empresas como Instituto Tecnológico Vale (ITV), Vale S.A e Sest Senat representando o Sistema S. Essa colaboração ajudou a reforçar a multidisciplinaridade do evento.
A Feira das Profissões é um projeto que reúne cerca de 80 cursos entre graduação e pós-graduação lato sensu, ao todo, foram 57 estandes para exposição, sendo 25 da Unifesspa. “Os que os cursos ofertados por cada uma das instituições se complementam, dessa forma, conseguimos atingir o maior número de pessoas que buscam ingressar no ensino superior” reforça a coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Unifesspa, Natália Souza.
Os estandes de cursos das áreas de exatas tiveram grande procura durante o evento. Entre os visitantes, os alunos Gabriel Lopes e Graciele Lima, que estão no 3º ano do Ensino Médio na Escola Maria Irany Rodrigues, relataram grande animação com a experiência. Eles destacaram que a feira lhes permitiu conhecer de perto os cursos que desejam cursar no próximo ano. Gabriel planeja ingressar em Engenharia de Materiais, enquanto Graciele está interessada no curso de Física. “Eu já tinha interesse em Física, só vim confirmar o que realmente queria”, reforçou a estudante.
Danilo Vieira, discente de Licenciatura em Física, está no 6º período, e conta que participar da mostra como expositor do seu curso foi uma experiência estimulante, já que trouxeram ferramentas de estudos que provocam grande curiosidade nos participantes. “O gerador de Van de Graaff é um experimento que atrai muito o público, além disso estamos também com o telescópio, a galera participa muito” e revela que algumas pessoas disseram cogitar ingressar no curso ano que vem.
Para tornar a visita mais interativa, o curso de Economia utilizou estratégias para descomplicar o tema. Uma das iniciativas foi a aplicação de um quiz por meio do Plickers, uma ferramenta educacional que permite criar e aplicar questionários de múltipla escolha de forma dinâmica e envolvente. Com perguntas de conhecimento gerais que envolviam economia, em especial, sobre o estado do Pará. Maurício Carvalho, discente do curso, reforça que ao participar da feira se sente útil para sociedade antes de estar formado. “De certa forma eu já tive que passar por isso, me identifiquei por economia em uma das feiras que participei”, complementa.
Como novidade, foram ofertadas oficinas temáticas com 35 vagas cada.
Cursos técnicos e formas de ingresso (IFPA)
Ingresso no ensino superior (UEPA)
Programas de assistência estudantil e permanência na universidade (UNIFESSPA) - mediadores: Junior Gleysson e Tatiani da Luz
Empreendedorismo o caminho do sucesso (SEBRAE)
Roda de conversa: Importância da mineração para a sociedade (VALE)
Desafios de carreiras e programas de entrada na vale (VALE)
Programa de aprendizagem profissional (SENAI, SENAT E SENAC)
Redes Sociais