V Fórum de Graduação da Unifesspa discute plano de combate à evasão
Para incentivar debates e a troca de experiências voltadas à melhoria do ensino nos cursos de graduação da Unifesspa, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) realizou o V Fórum de Graduação. O evento ocorreu nesta quinta-feira (28) e recebeu discentes, docentes e técnicos dos campi de Marabá e fora de sede, com transmissão ao vivo pelo canal da Unifesspa no Youtube.
Nesta edição, a principal temática abordada foi a evasão e a retenção na graduação da Educação Superior. Durante a programação, foi apresentado as políticas de permanências da Unifesspa, ações desenvolvidas e resultados alcançados e a socialização do Programa de Enfrentamento à Evasão e à Retenção na Graduação da Unifesspa (PEER) a ser implantado junto às unidades acadêmicas.
A mesa de abertura contou com a presença do reitor Francisco Ribeiro, do pró-reitor de Ensino e Graduação, Denilson Costa, da pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Gilmara Feio, da pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Lúcia Cavalcante, e da estudante de Psicologia, Letícia Rezende da Silva. Durante a abertura, foram discutidos temas relacionados à evasão no ensino superior, abordando os principais fatores que levam os estudantes a abandonar a universidade e estratégias para promover a permanência estudantil.
A ideia para criação do plano foi amadurecida a partir de encontros do “Fala, Unifesspa”, programa institucional que visa ouvir as demandas da comunidade universitária. Com base nisso, formou-se um grupo de trabalho que reuniu diversos setores da Unifesspa para desenvolver PEER. O plano foi elaborado com referência em iniciativas de outras universidades, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que também enfrentam esse desafio.
A Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Propit, Lygia Policarpo, destacou a relevância de desenvolver um programa institucional focado no combate à evasão e retenção de discentes em cada curso de graduação. Segundo ela, compreender as causas desses problemas é essencial para implementar ações sistêmicas que reduzam os índices de evasão e retenção. “Dessa forma, podemos garantir que a sociedade receba um profissional qualificado e garantir um maior sucesso no trabalho desenvolvido pela universidade”, completa.
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