Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de Ciências Econômicas visitam obras e discutem desafios do saneamento ambiental em Parauapebas

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 12h08
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 12h09
  • Acessos: 230

WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.03.09 768x432Nesta terça-feira (3), estudantes e professores do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizaram uma visita ao Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). A atividade faz parte da disciplina "Vivência de Campo", que busca aproximar os alunos das realidades socioeconômicas e ambientais dos municípios com economias voltadas à mineração.

O grupo, composto por 30 pessoas, foi recebido na sede da Coordenadoria de Projetos Especiais (Copec), no bairro Beira Rio. Durante o encontro, os participantes assistiram a apresentações conduzidas por Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do trabalho, e Cleverland Carvalho, engenheiro ambiental e coordenador do Prosap. Também estiveram presentes a subcoordenadora de ações sociais, Eulalia Almeida, e a coordenadora do programa Titula Parauapebas, Bruna Aguiar.

Além de conhecer a história, os desafios e as metas do Prosap, os visitantes participaram de uma visita técnica às principais obras do programa, incluindo o Parque dos Ipês, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tropical, o sistema viário e projetos de esgoto e drenagem nos bairros Tropical, Rio Verde, Beira Rio e Liberdade. A atividade contou ainda com a presença de duas doutorandas da USP e Unicamp, que desenvolvem pesquisas na região.

Para Daniel Nogueira Silva, professor da Unifesspa e doutor em Economia pela UFRGS, a experiência foi enriquecedora. “Garantir o acesso ao saneamento básico permanece um grande desafio para a Amazônia, especialmente em áreas de expansão urbana acelerada, como os municípios minerais do Pará. O Prosap é um exemplo de política pública que busca ampliar o acesso a serviços essenciais e melhorar a qualidade de vida, sobretudo das comunidades mais vulneráveis”.

Para Cleverland Carvalho, a atividade é significativa porque promove o fortalecimento institucional do programa, “recebemos muitos visitantes e ter a comunidade acadêmica aqui é motivo de alegria para todos nós, e presenciar o entusiasmo deles é ainda mais expressivo”.

WhatsApp Image 2024 12 03 at 18.39.06 768x432WhatsApp Image 2024 12 04 at 12.02.48 768x432

Com informações de Jéssica Borges (Prosap). Fotos de Jéssica Borges e Bruna Aguiar.

Fim do conteúdo da página