Unifesspa e Indesa apresentam protocolo de intenções no segmento da agricultura familiar
Nesta terça-feira (10), aconteceu a reunião de nivelamento e alinhamento das ações para 2025, pactuada no protocolo de intenções Nº 01/2024 – Universidade Federal do Pará (Unifesspa) x Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Indesa). A ação aconteceu no bloco multiuso da Unifesspa, localizado na unidade III, do campus de Marabá.
O protocolo de intenções foi motivado pela necessidade de apoio e cooperação entre as duas instituições (Unifesspa e Indesa) no segmento da agricultura familiar. Durante a reunião foi apresentado os estudos e prospecções para o desenvolvimento de projetos integrados de colaboração nas áreas de Bioeconomia, da Sociobiodiversidade e Segurança Alimentar e Nutricional, visando a inclusão socioeconômico da agricultura familiar e das comunidades tradicionais da região Sul e Sudeste Paraense.
O produto final almejado nesta cooperação técnico-científica será composto de 6 subprodutos integrados:
1- Elaboração e formalização de instrumentos colaborativos em ações de ensino, pesquisa aplicada e extensão baseados em estudos rurais e demandas técnico-científicas que almejam melhoria da vida dos povos rurais e tradicionais da região sul e sudeste do Pará;
2 – Elaboração e execução compartilhada de projetos integrados para o fortalecimento das unidades produtivas indicadas;
3 – Produção e qualificação de informações técnico-científicas através de ações e/ou projetos de pesquisas para subsidiar políticas públicas no âmbito das áreas de interesse e abrangência da cooperação;
4 – Promoção e divulgação de eventos institucionais e técnico-científicas no âmbito da abrangência da cooperação técnico-científica;
5 - Estruturação do Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural na Amazônia da Unifesspa como suporte estruturante gestão compartilhada do ensino, da pesquisa colaborativa e da extensão, previstas no âmbito das áreas de interesse e abrangência da cooperação;
6 – Estruturação e operacionalização da Plataforma Pública de Monitoramento Rural Integrado, como portal de discussão e compartilhamento de informações técnico-científicas qualificadas, produzidas no âmbito das áreas de interesse abrangidas cooperação técnico-científica.
Para o reitor, a construção do protocolo é fruto de uma ação coletiva. “Aproveito essa oportunidade para agradecer a todos os empenhados. Tudo começou a partir de uma conversa e isso já tem quase um ano. Hoje temos essa base para captação de recursos e estruturar a Indesa via Unifesspa. É super importante essa junção de forças para este projeto de extensão”, frisou.
A pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e inovação tecnológica (Propit/Unifesspa), Gilmara Lima, destaca o perfil das pessoas que estão nas comunidades que trabalham com a agricultura familiar, a maioria tem acima de 45 anos. “As pessoas que trabalham no campo estão envelhecendo. É preciso buscar incentivos para trazer o jovem para o campo, há uma evasão muito grande. É preciso investir em inovação e tecnologia. Uma incubadora para transformar o que é produzido no campo em mercadorias que estejam acessíveis nos supermercados”, destacou.
Com entusiasmo, Francisco Pereira, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (FETAGRI-PA), reforça a necessidade de investir no fortalecimento da agricultura familiar, diversificar a produção e incentivar os jovens a permanecerem na agricultura familiar. “Nós enquanto federação estamos entusiasmados porque essa parceria vai dar certo e vai melhorar as atividades da agricultura familiar e a produção do que é feito na nossa região”, comemorou.
Redes Sociais