UNIFESSPA recebe visita de integrantes da ACIM

• Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 15h25
  • Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2016, 10h25

DSC 0082

Na tarde de ontem (06), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu a visita de representantes da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), no prédio da Reitoria, Unidade III, Campus de Marabá com o objetivo de conhecer a dinâmica de funcionamento da Unifesspa em seus campi localizados em Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Foi tratado de ações que possam aproximar a comunidade acadêmica da realidade regional. Dentro do processo de interação, a Associação solicitou que fosse realizada uma apresentação da Universidade, de sua estrutura, de cursos em andamento, dos projetos futuros, dos laboratórios e das estratégias que estão sendo implementadas para garantir os recursos para finalizar os projetos.

DSC 0092

Os membros da ACIM reivindicaram também, apoio no sentido de sistematizar algumas informações sobre os processos de contratações, por licitação pública ou pregão eletrônico, com o objetivo de estimular o empresariado local, expondo as oportunidades de investimento que estão sendo aproveitadas por empresas fora do município de Marabá, atualmente.

Como enfrentamento dos gargalos existentes, a Associação apresentou a necessidade de se promover diagnóstico social e econômico da região e assim compreender melhor as fragilidades e as soluções de enfrentamento.

Durante o encontro, as instituições convergiram para refletir sobre o papel de ambas, para a inserção do desenvolvimento na região sul e sudeste do Pará.

DSC 0084

O Reitor pro tempore, Maurílio Monteiro destacou o esforço da Unifesspa ao promover a parceria com a Fapespa para instalação do Laboratório de Inflação e Custo de Vida, visando inicialmente a elaboração do Índice de Preços ao Consumidor e o valor da cesta básica de Marabá. O reitor citou que além disso, está empenhado na construção da Tabela de Recursos e Usos e a Matriz Insumo Produto da Região Sul e Sudeste do Pará.