Pesquisadores da Unifesspa participam de Pré-lançamento do pacote de Editais da FAPESPA

• Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 13h39
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu na manhã desta segunda-feira (11), a equipe da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) para o pré-lançamento do pacote de editais 2016. A solenidade aconteceu no auditório da Unidade II, do Campus de Marabá, e contou com a presença de diversos pesquisadores da Região.

Ao todo, serão disponibilizados pela Fundação mais de R$ 18 milhões para a pesquisa científica e o desenvolvimento regional. O objetivo é fomentar a pesquisa científica para promover a transferência de tecnologias e inovação para fins de desenvolvimento econômico e social do Estado. O período para a submissão de projetos é de 15 de abril a 30 de maio de 2016.

O diretor presidente da Fapespa, Eduardo José Monteiro da Costa, destacou o compromisso da Fundação em fazer com que os recursos destinados à pesquisa cheguem, efetivamente, às regiões do interior do Estado. “Estamos inaugurando uma nova etapa da gestão. De maneira inovadora, estamos lançando 4 editais com valores específicos para as regiões de integração, sendo R$ 1,5 milhão especificamente para a Região de Carajás/Araguaia”, afirmou.

Uma equipe técnica da Fapespa virá à Unifesspa, no dia 18 de abril, para orientar a elaboração dos projetos de pesquisadores da Região. A medida visa prevenir equívocos no processo de submissão dos projetos e garantir que eles não sejam reprovados por questões técnicas. Além disso, posteriormente serão realizadas oficinas de trabalho com pesquisadores para orientar a prestação de contas dos projetos aprovados.

DSC 0021        DSC 0023

O reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, destacou a necessidade de concentrar as pesquisas científicas nas áreas que atendam às demandas da Região do Sul e Sudeste do Pará.  “Esse pré-lançamento demonstra um olhar diferente para o interior do nosso Estado e, certamente, esses editais terão impacto positivo para a nossa região. Por isso, precisamos fazer com que a pesquisa dialogue, cada vez mais, com as temáticas que envolvem a população local”, afirmou.

Durante o pré-lançamento, os pesquisadores e diretores da Unifesspa também tiveram a oportunidade de conhecer a proposta dos oito editais e tirar dúvidas sobre as ações de fomento à pesquisa com o diretor científico da Fapespa, Alberto Cardoso Arruda.

Além do reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, do diretor presidente Eduardo José Monteiro e diretor científico da Fapespa, Alberto Cardoso Arruda, compuseram a mesa de pré-lançamento dos editais, a professora da Unifesspa Fernanda Carla Lima Ferreira, representando a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) e o professor Diego de Macedo Rodrigues, representando a Pro-reitoria de Assistência e Integração Estudantil da Unifesspa (Proex).

Ao final da solenidade, a equipe da Fapespa e demais presentes visitaram os laboratórios da Unidade II, do Campus de Marabá. À tarde, o diretor presidente da Fapespa proferiu uma palestra, na Unidade III, do Campus de Marabá, abordando o tema: “Desafios para economia paraense em 2016".

O lançamento oficial do pacote de editais da Fapespa será lançado na próxima sexta-feira(15), em Belém, durante solenidade no Palácio do Governo. As ações abrangem o apoio a redes de pesquisa, à realização de eventos, à concessão de bolsas e auxílio à pesquisa, além de cooperação técnica e financeira com a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

DSC 0044         DSC 0057