Unifesspa de Todos Nós discute demandas do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade

• Publicado: Segunda, 09 de Mai de 2016, 17h07
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

DSC 0043

Servidores e alunos do Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) marcaram presença na reunião do programa Unifesspa de Todos Nós, realizada na tarde de sexta-feira (6).

Mesmo em período de recesso, a comunidade acadêmica fez questão de participar deste momento de diálogo. Os principais pontos apresentados foram relacionados à orçamento, estrutura física, recursos humanos e comunicação institucional.

O diretor do IEDS, professor Jorge Ribeiro, elogiou a iniciativa da Administração Superior ao promover o encontro e destacou que as demandas apresentadas pelo Instituto também possuem caráter propositivo. O reitor pro tempore da Unifesspa,Maurílio Monteiro, agradeceu a participação de todos e destacou a objetividade e informalidade do Unifesspa de Todos Nós.

“Este não é um evento formal, com ata e deliberação, é um espaço aberto para o diálogo, em que o principal objetivo é refletir sobre os problemas de cada instituto, e de forma rápida e objetiva, apresentar encaminhamentos e soluções”, explicou.

Orçamento participativo

O IEDS sugeriu a criação de um orçamento participativo, com discussão de critérios de distribuição e debates, além de uma maior publicidade do orçamento e prestação de contas. O reitor explicou o atual modelo de gestão aplicado na Unifesspa utiliza uma matriz orçamentária para distribuir o orçamento de maneira igualitária, levando em consideração a realidade de cada Instituto.

A matriz baseia-se em dados como número de alunos, área física, qualificação do corpo técnico e docente, entre outros quesitos. No entanto, há uma proposta de incluir um novo indicador na atual matriz, que levará em consideração a intensidade de trabalho de campo.  O reitor lembrou que todas as questões administrativas são definidas no âmbito do Consad e destacou a importância do processo Estatuinte para que a comunidade possa refletir e construir o modelo de universidade que teremos no futuro.

Transparência

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unifesspa, o Plano de Gestão Orçamentária e o Relatório de Gestão Anual, com prestação de contas da Instituição estão disponíveis no site da Unifesspa. A versão prévia do documento, em formato PDF, pode ser acessada pelas comunidades interna e externa. A Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (Sege) está alimentando o módulo Colegiados do Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), com apoio do CTIC. Com isso, toda a comundiade acadêmica poderá ter acesso às pautas e resultados das reuniões ordinárias e extraordinárias dos Conselhos Superiores. Além disso, a Ascom já tem como rotina noticiar no Portal Unifesspa as principais deliberações dos conselhos superiores.

Estrutura física

De acordo com o diretor de Infraestrutura (Dinfra), Lucas França, foram realizadas várias reuniões com os Institutos para definir as prioridades de ações. Porém, nos últimos meses, a Unifesspa vem enfrentando dificuldades com a contratação de serviços. Muitas empresas contratadas decretaram falência, o que prejudicou e atrasou o atendimento às demandas. Nesse sentido, foi necessário priorizar as ações corretivas nas diversas unidades do Campus de Marabá e nos demais campi. Em relação às obras de reestruturação e revitalização estão sendo priorizadas as ações que envolvem os quesitos acessibilidade e segurança.

Recursos Humanos

Será lançado até o final do primeiro semestre de 2016, um edital de concurso para servidores técnico-administrativos. O reitor informou que, atualmente, a Unifesspa dispões de 47 vagas ociosas, a maioria será utilizada para reposição do quadro. No entanto, há uma expectativa e sinalização do Governo Federal para liberação de novas vagas.

Comunicação Institucional

Foi apresentada a necessidade de ampliar a comunicação institucional, com a criação de uma rádio e TV universitária. O reitor adiantou que manifestou ao Ministério das Comunicações a intenção de obter a concessão dos canais. O requerimento formal de demonstração de interesse para execução dos serviços de radiodifusão educativa já foi encaminhado ao Ministério.

Nos dias 11, 12 e 13 de maio, o Unifesspa de Todos Nós visita os Institutos dos campi de Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia, respectivamente.

DSC 0048    DSC 0051