Calouros da Unifesspa são recepcionados com atividades culturais e informação

• Publicado: Terça, 17 de Mai de 2016, 14h18
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Cal3Informação, apresentações culturais e solidariedade marcam a III Semana do Calouro da Unifesspa. O evento começou nesta terça-feira (17) e segue até sexta (20) com diversas ações voltadas à integração dos novos alunos, ingressantes no semestre 2016.2. Na solenidade de abertura, realizada no auditório da Unidade I, do campus de Marabá, o reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, fez questão de dar boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da vivência universitária.

“Somos uma universidade pública e isso faz toda a diferença. Vocês são a razão de existir desta Universidade e nossa Instituição precisa provocar mudança na vida de cada um, por isso, é fundamental a vivência universitária. Participem dos encontros, dos movimentos estudantis, dos eventos acadêmicos, das decisões e ajudem a construir o futuro da nossa universidade”, orientou.

Após o acolhimento feito pelo reitor, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) fez a apresentação do Organograma da Universidade e o lançamento oficial das campanhas “Seja um Calouro Sangue Bom” e “Deixe a Solidariedade Contagiar Você”. As campanhas estimulam a doação de sangue para o Hemopa de Marabá e a arrecadação de alimentos e materiais de higiene e de limpeza para o Lar São Vicente. A Unifesspa disponibilizou ônibus para levar os interessados em fazer a doação até a sede do Hemopa.

A estudante Jussara Santos, caloura do curso de Engenharia de Materiais ressaltou a importância das ações de recepção ao discente da Unifesspa. “A gente se sente acolhido e integrado, pronto para essa nova vida que nos espera, a vida acadêmica. Também é importante poder contribuir com ações sociais e solidárias em nossa cidade”, afirmou.

Durante toda a semana serão realizadas palestras, mesas-redondas, rodas de conversas, mostras fotográficas, poesia, teatro, música e filmes. Outro destaque da programação é a Feira de Saberes Tradicionais de Povos da Amazônia, com a presença de expositores indígenas, quebradeiras de coco e camponeses. Na Feira, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversas culturas, degustar a culinária e adquirir produtos variados, entre eles as biojóias.

O primeiro e último dia do evento foram organizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX) e com o Diretório Central de Estudantes (DCE). Os demais foram reservados às programações dos Institutos.

Acesse a programação

Cal1Cal2