Reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, renuncia ao cargo nesta quarta-feira

• Publicado: Quarta, 18 de Mai de 2016, 16h55
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

ren01

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está reunido, neste momento, no auditório central da Unidade II, do Campus de Marabá (Folha 17).  A reunião extraordinária, iniciada às 15h30, tem como pauta a renúncia do reitor Maurílio Monteiro, que entrega o cargo ao Conselho Universitário.

Após a formalização da renúncia, o professor Maurílio Monteiro concederá uma entrevista coletiva para esclarecer os motivos da decisão. A entrevista acontecerá às 18h, no mini auditório da Faculdade de Geologia, na Unidade II do campus de Marabá (Folha 17).

De acordo com o professor Maurílio Monteiro, a decisão de entregar o cargo ao Consun, confere à comunidade acadêmica a autonomia para indicação do próximo reitor ou reitora. "Adoto esta posição porque na atual configuração da arena política estou convencido de que a renúncia ao cargo de reitor pro tempore é a alternativa que reduz, mesmo que um pouco, o quadro de incertezas e dúvidas que pairam sobre a nossa Instituição. Posto que, a vacância do cargo, nos termos da legislação em vigor, confere a este Conselho Universitário a prerrogativa de organizar o processo eleitoral, visando compor a lista com os nomes a serem indicados pela comunidade Universitária para ocuparem os cargos de Reitor e de Vice-Reitor", afirmou o reitor.

Após a renúncia, o Conselho Universitário abriu o debate sobre a responsabilidade da gestão universitária durante o período de vacância. De acordo com o parecer da Procuradoria Federal Unifesspa, ocorrendo vacância simultânea dos cargos de reitor e vice-reitor, assume o exercício das funções da Reitoria, o decano do Consun. O decano é o membro com mais tempo de atuação no Conselho. Caberá ao Consun conduzir o processo de consulta à comunidade acadêmica para formação da lista tríplice e, assim, indicar o novo reitor ou reitora da Unifesspa.