Unifesspa avança na Pós-Graduação com sete novos cursos em menos de três anos

• Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2016, 16h48
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

destaque capesCom menos de três anos de existência, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem avançando no ensino de Pós-Graduação. Nesse curto período, a Instituição, que contava apenas com o Programa de Pós-Graduação Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), acrescentou mais dois mestrados profissionais e um acadêmico, três doutorados interinstitucionais (Dinter), destinados à qualificação dos servidores, além de um curso de Especialização na área de Letras.

Os mestrados são um profissional e um acadêmico em Letras e um mestrado profissional no ensino de Física. Os DINTERs são nas áreas de Saúde Coletiva, Geografia Humana e Engenharia Elétrica.

Os mestrados profissioanais em Física e Letras já estão na segunda turma. O curso de Especialização em Letras forma a primeira turma no próximo mês. Já o mestrado acadêmico em Letras, recém-aprovado pela Capes, deve lançar o primeiro edital no segundo semestre de 2016. O Dinter na área de Engenharia Elétrica está com a primeira turma em andamento. Os dois Dinters aprovados nas áreas de Saúde Coletiva e Geografia Humana também estão com previsão de lançamento do primeiro edital no segundo semestre deste ano. O PDTSA, primeiro curso de Pós-Graduação da Unifesspa, já está na quinta turma.

Novos cursos

Outros oito novos cursos já estão em processo de avaliação. Foram submetidas as propostas de Mestrado em Química, sob a coordenação do Prof. Dr. Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira (ICE) e Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos, pelo Prof. Dr. Leandro de Oliveira Ferreira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus de Rondon do Pará. Esta última é uma proposta de Mestrado em Associação entre Unifesspa, UFOPA e UNIFAP.

Também foram submetidas à Capes, na mesma semana, as propostas de Mestrado e Doutorado em Física, pelo Prof. Dr. Rodrigo do Monte Gester, do Instituto de Ciências Exatas (ICE). As propostas de Mestrado e Doutorado são na modalidade Associação entre Unifesspa e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

No dia 10 de maio de 2016, foi submetida a primeira proposta de Mestrado Acadêmico em História para o campus de Xinguara. A submissão foi realizada pelo diretor do IETU, Prof. Eduardo de Melo, com a presença do reitor pro tempore da Universidade, Prof. Maurílio Monteiro, e da Profª Fernanda Carla, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), que homologou a proposta.

E no dia 19 de maio, foram submetidas mais três propostas de cursos de pós-graduação. São os mestrados em Engenharia de Processos e Engenharias de Materiais e Metalurgia, pelos professores Elias Fagury Neto (IGE) e Márcio Correia de Carvalho (IGE), respectivamente; e o curso de Educação em Ciências em Matemática, pelo professor Ronaldo Barros Ripardo (ICE). Os programas de mestrado e doutorado na modalidade Associação contaram com o  apoio da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (RAPI), no processo de consolidação das propostas.

“A Unifesspa vem conquistando um enorme avanço na pós-graduação, conseguindo, nesse curto período, aprovar sete cursos e com a expectativa de aprovarmos mais oito novos cursos ainda este ano. Tudo isso é resultado de um esforço coletivo dos docentes e gestores que acreditam numa universidade pública de qualidade”, destacou a professora doutora Fernanda Carla Lima Ferreira, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propit).

Os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCN) acadêmicos e profissionais devem ser divulgados no mês de novembro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).