Unifesspa dobrou número de alunos na Graduação e Pós-Graduação em 2015

• Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 14h26
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 13h48

IndGest1A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Seplan) da Unifesspa apresentou o relatório com os indicadores de gestão da Universidade, referente ao exercício 2015. De acordo com os dados, houve um avanço nos índices gerais da Unifesspa em relação ao ano de 2014.

O número de alunos matriculados na graduação passou de 2.140 em 2014, para 4.169 em 2015. A Unifesspa também dobrou o número de alunos na Pós-Graduação, nesse período. Eram 30 pós-graduandos matriculados em 2014 e 67 em 2015.  O aumento se deve à criação de dois novos cursos de Pós-Graduação, o Mestrado Profissional em Ensino de Física (12) e o Mestrado Profissional em Letras (18), somando-se aos 37 alunos do Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, curso já existente.

Outro dado relevante apresentado pelo relatório é a taxa de sucesso na graduação. O índice revela a proporção entre o número de alunos que entram na graduação e os que concluem o curso. O resultado obtido pela Unifesspa foi melhor que a média nacional com um índice de 43,56, enquanto a média das universidades públicas no país é de 42,64.

A Unifesspa também ampliou o número de servidores (professores e técnico-administrativos), passando de 316 para 433. O Custo corrente da Unifesspa, que inclui gastos com custeio e pessoal, passou de R$ 36.821 mi para R$ 62.660 mi, o que reflete o processo de estruturação e expansão da Universidade. Este montante inclui despesas com pagamento de pessoal, benefícios, material de consumo e despesas continuadas como energia elétrica, entre outras.

De acordo com o chefe da Divisão de Informações Institucionais (Dinfi) da Seplan, Samuel Sampaio, o relatório com os resultados alcançados pela Unifesspa certificam a eficácia, eficiência e efetividade da gestão administrativa em relação às atividades e projetos desenvolvidos pela Instituição, no ano passado.

“Esses dados permitem a construção de uma série histórica para demonstrar a evolução do desempenho da nossa Universidade, indicando a necessidade de aperfeiçoamento em áreas específicas, servindo de subsídios aos gestores na tomada de decisões, além de prestar contas à sociedade”, explicou.

O relatório de indicadores de gestão foi elaborado de acordo com a Decisão n.º 408/2002 – do Tribunal de Contas da União (TCU) e inserido no Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação – SIMEC. O arquivo do relatório está disponível, em formato PDF, na página da Seplan, no Portal Unifesspa (https://seplan.unifesspa.edu.br). O site também disponibiliza o documento do TCU,com a metodologia e orientações utilizadas para o cálculo dos indicadores de Gestão da Unifesspa.

Acesse o Relatório de Gestão da Unifesspa 2016, ano base 2015!